Generic selectors
Exact matches only
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

A Primeira Besta e o Quarto Animal de Daniel 7

Conteúdo

Introdução

No artigo “A Cabeça Ferida de Morte da Primeira Besta e o Quarto Animal de Daniel 7“, explorarei a conexão entre as visões de Apocalipse e Daniel, focando na simbologia das bestas e dos animais apresentados. Vou analisar como a descrição da primeira besta de Apocalipse 13, especialmente a cabeça ferida de morte, se relaciona com o quarto animal de Daniel 7. Ao longo do texto, discutirei as semelhanças entre os quatro animais de Daniel e a besta de Apocalipse, revelando o significado por trás das sete cabeças e a importância dessa ferida mortal.

A Primeira Besta de Apocalipse 13

Um dos capítulos do livro de Apocalipse nos trás uma visão referente a duas bestas que João viu. A primeira besta é descrita como tendo 7 cabeças, sendo que, uma delas recebeu uma ferida mortal mas fora curada, e logo após essa cura, é nos dito que a terra inteira se maravilhou após a besta.

Apocalipse 13:1-2 – “E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia. E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio

No texto acima vemos um pouco sobre a descrição dessa primeira besta. É dito que ela possui as seguintes características:

  1. Possui 7 cabeças
  2. Possui 10 chifres
  3. Possui 10 diademas
  4. Possui 1 nome de blasfêmia
  5. Era semelhante ao leopardo
  6. Pés como de urso
  7. Boca como leão

Semelhanças com a Visão de Daniel

Dentre essas características, encontramos algumas semelhanças com o relato da primeira besta com a visão que Daniel teve. Leiamos os detalhes relacionados com cada animal:

Daniel 7:2-3 – “Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando na minha visão da noite, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o mar grande. E quatro animais grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar

Daniel 7:4 – “O primeiro era como leão, e tinha asas de águia…

Daniel 7:5 – “…e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes…

Daniel 7:6 – “…e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha quatro asas de ave nas suas costas; tinha também este animal quatro cabeças…

Daniel 7:7 – “…e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres

Conforme lemos acima, esses foram os quatro animais vistos por Daniel em visão:

  1. Um leão
  2. Um urso
  3. Um leopardo
  4. Um animal diferente de todos os demais

Analisando as Semelhanças

Que semelhança encontramos entre a visão de Daniel e a primeira besta de Apocalipse? Perceba que João descreve a primeira besta como sendo “semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão” (Ap 13:2). Essa descrição nos mostra que tal besta era semelhante com 3 dos 4 animais presentes na visão de Daniel. Nada é falado a respeito de semelhança com o quarto animal.

Mas por qual motivo será que não há uma descrição de semelhança com o quarto animal que Daniel viu?

Aqui é que está o ponto interessante das visões. Ao lermos o texto de Apocalipse 13:2, realmente não encontramos uma descrição direta de semelhança com o quarto animal de Daniel, mas o fato de não haver uma descrição direta, não quer dizer que essa besta realmente não tenha alguma semelhança. Ao nos atentarmos melhor para o texto, encontramos semelhanças entre elas. Talvez você possa estar pensando: “Sim, realmente estou vendo. Ambas possuem 10 chifres“, e isso é verdade. Os 10 chifres estão presentes em ambas as bestas, mas há outro detalhe que as 7 cabeças também estão presentes nelas!

A Quantidade de Cabeças

Você deve estar pensando que não existe 7 cabeças em Daniel, já que em nenhum animal visto por Daniel foi apresentado 7 cabeças! E realmente nenhum desses animais possuem 7 cabeças, nem mesmo o quarto animal que era diferente de todos os demais. Porém, precisamos ver a descrição de todos esses animais como sendo uma só, e só então encontraremos as 7 cabeças presentes na primeira besta de Apocalipse 13. Vamos então contar quantas cabeças encontramos nesses animais:

Leão – 1 cabeça

Urso – 1 cabeça

Leopardo – 4 cabeças

Animal diferente – 1 cabeça 

Total: 7 cabeças!

Pronto! Aqui encontramos a semelhança das 7 cabeças encontradas na primeira besta de Apocalipse 13. Mas o que será que isso quer dizer? Acredito que aqui podemos perceber que existe uma relação entre esses 4 animais que Daniel viu com a besta de Apocalipse. Todas elas estão relacionadas, mas o segredo dessa relação está no fato do quarto animal de Daniel ser a sétima cabeça com a descrição da primeira besta apresentada no verso 3 de Apocalipse 13:

Apocalipse 13:3 – “E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta

Aqui, dizem que uma de suas cabeças “foi ferida de morte, mas a sua chaga mortal foi curada“. Essa cabeça que recebeu uma ferida mortal é a sétima cabeça de Daniel 7, ou seja, está relacionado com o quarto animal de sua visão. A profecia adverte que curaram essa ferida e “toda a terra se maravilhou após a besta“!

A profecia nos diz que toda a terra irá se maravilhar com essa besta. Isso quer dizer que é de suma importância identificarmos quem é o quarto animal presente em Daniel 7 para entendermos o que representa a primeira besta de Apocalipse 13. 

Conclusão: A Primeira Besta e o Quarto Animal de Daniel 7

Concluímos portanto, que é imprescindível estudarmos primeiramente as profecias do livro de Daniel para compreendermos de forma correta as profecias presentes no livro de Apocalipse, e isso inclui saber quem é a primeira besta apresentada no capítulo 13.

Que Deus abençoe ao leitor.

Uma resposta

  1. Há várias interpretações diferentes sobre essa questão, eu respeito a todas, mas no meu entendimento, a cabeça golpeada de morte é representada pela queda de um dos dois poderes do império romano em 476 d.C., o império do ocidente. O anticristo vai restaurar a natureza do quarto animal representado pelo império romano na grande tribulação. Faz sentido?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Contradição nos dias da Criação! Será?!

Contradição nos dias da Criação! Será?!

Introdução No artigo "A Aparente Contradição nos dias da Criação", irei explorar um ponto que muitas vezes passa despercebido por leitores da Bíblia: a suposta

Os Justos que já Morreram Foram para o Céu Louvar ao Senhor?

Os Justos que já Morreram Foram para o Céu Louvar ao Senhor?

Introdução O que acontece com os justos após a morte? Eles vão imediatamente para o céu louvar a Deus, ou a Bíblia apresenta outra resposta?

Os 144 mil e a Grande Multidão: Características

Os 144 mil e a Grande Multidão: Características

Introdução No capítulo 7 do livro do Apocalipse, encontramos a descrição de dois grupos de pessoas. O primeiro, identificado como sendo os 144 mil, e

Os Seres Humanos são Indesculpáveis perante Deus

Os Seres Humanos são Indesculpáveis perante Deus

Introdução Em Romanos 1:20, a Bíblia afirma que os seres humanos são indesculpáveis perante Deus, pois Sua existência e poder são claramente revelados na criação.