As duas vezes que Deus desceu a terra

Por acaso você sabia que Deus veio uma vez a esta terra com milhares dos seus santos anjos? Talvez você já deva ter lido esse relato na Bíblia, mas caso não tenha, leiamos juntos:
"E disse YHWH a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo a YHWH. Disse também YHWH a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas, E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia YHWH descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai." - Êxodo 19:9-11
O relato acima nos mostra a orientação dada por Deus que Ele desceria sobre o monte para falar com Moisés. Podemos ver nos versículos 16 ao 20 a descrição de Deus descendo sobre o monte:
"E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de trombeta mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. E o sonido da trombeta ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta. E, descendo YHWH sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou YHWH a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu." - Êxodo 19:16-20
A primeira vez que Deus desceu a esta terra após a entrada do pecado, foi na ocasião em que Ele iria apresentar a Sua Lei a Moisés, e posteriormente seria lida ao povo de Israel. Muitos desprezam a Lei do Senhor hoje em dia, mas vejamos a grandiosidade de Sua Lei só pelo fato do próprio Deus ter descido até esta terra para entrega-lá ao Seu povo. A importância da Sua Lei ainda pode ser confirmada pelo fato de Deus tê-la escrita com o Seu próprio dedo, conforme podemos ler no versículo seguinte:
"E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus." - Êxodo 31:18
Poderíamos aqui falar sobre essa maravilhosa Lei, porém, este não é o foco desse estudo.

Outro texto que fala sobre a descida de Deus a esta terra está relatado em Deuteronômio 5:22-23 e nele encontramos algumas informações interessantes:

"Estas palavras falou YHWH a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu. E sucedeu que, ouvindo a voz do meio das trevas, e vendo o monte ardendo em fogo, vos achegastes a mim, todos os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos;" - Deuteronômio 5:22-23
O texto acima nos mostra que Deus se manifestou a Moisés em meio das trevas, ou seja, na escuridão. Isso pode soar um pouco estranho, pois a Palavra do Senhor nos mostra que Deus "é luz e nEle não há trevas alguma" (I João 1:5), ao passo que Ele se manifestou em meio de trevas. Mas isso se torna perfeitamente compreensível quando entendemos que, se o Criador de todas as coisas Se manifestasse com toda a Sua glória, Moisés e todo o povo de Israel seria extintos em um piscar de olhos, pois a Sua glória excede a nossa capacidade física e mental de suportá-la no estado pecaminoso em que nos encontramos atualmente.

Quando Cristo voltar, é dito que ele virá na "glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras." (Mateus 16:27). A "glória do Seu poder" irá destruir todos os ímpios em Sua vinda, conforme apresentado em II Tessalonicenses 1:9. Essa é a glória que o Deus de Israel possui. Se Ele não houvesse Se camuflado dentro das trevas no monte Sinai, todo o Seu povo teria sido consumido por ela. Por isso Deus se manifestou envolto de trevas. Assim o fez para proteger o Seu povo da Sua própria glória. Ele diminuiu a Sua glória e a escondeu por um instante para poder entregar a Sua santa Lei ao Seu povo.

Esse fato deve ser bem compreendido para descobrirmos a segunda vez em que Deus veio a esta terra, pois a chave para descobrirmos o momento desse evento está em compreendemos a criação das trevas pelo próprio Deus para poder esconder a Sua presença do ser humano decaído. E assim, quando fixamos isso em mente, encontramos em outra passagem o relato de uma escuridão que até a própria luz do sol foi obscurecida por uma escuridão misteriosa que surgiu. Esse relato encontra-se em Lucas 23:44-46:

"E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol; E rasgou-se ao meio o véu do templo. E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou." - Lucas 23:44-46
"Hora sexta" refere-se ao meio dia (12h), e "hora nona" refere-se as três horas da tarde (15h). Portanto, temos um período de 3 horas de trevas quando Jesus estava crucificado. Não é difícil de percebermos que essas não foram trevas comuns em nosso mundo, pois pelo horário que elas ocorreram, em plena luz do dia, foram capazes de até mesmo esconder a luz do sol. Percebe-se aqui que essas foram as mesmas trevas que manifestaram-se quando Deus desceu a esta terra para entregar a Sua Lei a Moisés. Podemos concluir que, durante estas 3 horas de sofrimento de Jesus, o Seu Pai estava juntamente com Ele ao pé da cruz. Esta foi a segunda vez em que o grande Criador desceu a esta terra após a entrada do pecado. Para não destruir a humanidade, teve que fazer o mesmo que fez no monte Sinai, ou seja, ofuscar a Sua glória por amor ao ser humano. Fez isso para estar ao lado do Seu querido Filho que estava sofrendo e morrendo na cruz por nossos pecados.

Muita luz há nos escritos do Novo Testamento que só podem ser compreendidas por meio dos escritos do Velho Testamento. Sem eles, ficamos sem compreender diversos assuntos e detalhes que estão relatados. Por isso, reforço que a Bíblia deve ser estudada por completa. Tanto o Velho quanto o Novo testamento. Jesus e os apóstolos referiram-se diversas vezes as citações das Escrituras. Quando Jesus ressuscitou, explicou muitas coisas sobre Si mesmo a dois de Seus discípulos, "começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras." (Lucas 24:27).

Finalizo apresentando um texto sobre o assunto, escrito por Ellen White:
"Satanás torturava com cruéis tentações o coração de Jesus. O Salvador não podia enxergar para além dos portais do sepulcro. A esperança não Lhe apresentava Sua saída da sepultura como vencedor, nem Lhe falava da aceitação do sacrifício por parte do Pai. Temia que o pecado fosse tão ofensivo a Deus, que Sua separação houvesse de ser eterna. Cristo sentiu a angústia que há de experimentar o pecador quando não mais a misericórdia interceder pela raça culpada. Foi o sentimento do pecado, trazendo a ira divina sobre Ele, como substituto do homem, que tão amargo tornou o cálice que sorveu, e quebrantou o coração do Filho de Deus. Com assombro presenciara os anjos a desesperada agonia do Salvador. As hostes do Céu velaram o rosto, do terrível espetáculo. A inanimada natureza exprimiu sua simpatia para com seu insultado e moribundo Autor. O Sol recusou contemplar a espantosa cena. Seus raios plenos, brilhantes, iluminavam a Terra ao meio-dia, quando, de súbito, pareceu apagar-se. Completa escuridão, qual um sudário, envolveu a cruz. “Houve trevas em toda a Terra até à hora nona”. Marcos 15:33. Não houve eclipse ou outra qualquer causa natural para essa escuridão, tão espessa como a da meia-noite sem luar nem estrelas. Foi miraculoso testemunho dado por Deus, para que se pudesse confirmar a fé das vindouras gerações. Naquela densa treva ocultava-Se a presença de Deus. Ele faz da treva o Seu pavilhão, e esconde Sua glória dos olhos humanos. Deus e Seus santos anjos estavam ao pé da cruz. O Pai estava com o Filho. Sua presença, no entanto, não foi revelada. Houvesse Sua glória irrompido da nuvem, e todo espectador humano teria sido morto. E naquela tremenda hora não devia Cristo ser confortado com a presença do Pai. Pisou sozinho o lagar, e dos povos nenhum havia com Ele." - O Desejado de Todas as Nações, pág. 753-754



Comentários

  1. Respostas
    1. Texto contraditório tem passagem anterior que ninguém fala

      Excluir
  2. Muito Boa explicação mano, somente não entendi a parte com milhares dos Seus santos. Quando foi o evento em que Deus veio com milhares dos Seus santos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ele desceu até o povo que estava com Moisés no Monte Sinai.

      Excluir
    2. Resposta errada esta inventando

      Excluir
  3. Tem muita coisa escrita na bíblia que explica mas não justifica! Desculpas que o homem cria pra justificar um ponto de vista totalmente fantasioso ! DEUS é poderoso de maneira incalculável pelo ser humano e NÃO precisaria usar nenhuma tática como se esconder nas trevas ou atrás de uma montanha para evitar a destruição das pessoas naquele local e ocasião. bastaria ele querer que nada ferisse as pessoas naquele lugar e nada as aconteceria .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a sua linha de pensamento,com o infinito poder que ele detém poderia usar uma forma que não pudesse ferir ninguém.Podemos dá como exemplo quando ele lutar com Jacó,então porque a sua grande energia cósmica não destruiu Jacó? É uma indagação a ser questionada.

      Excluir
    2. E disse ainda: — Não vou deixar que você veja o meu rosto, pois ninguém pode ver o meu rosto e continuar vivo. Mas aqui há um lugar perto de mim, onde você poderá ficar em cima de uma rocha. Quando a minha glória passar, eu porei você numa rachadura da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu passe. Depois tirarei a mão, e você me verá pelas costas, porém não verá o meu rosto.
      Êxodo 33:20‭-‬23 NTLH

      Excluir
    3. Deus não é ser humano, só um ser humano acharia esse momento para se exibir, o pensamento de Deus é diferente do nosso, por isso nós os seres humanos dizemos que se a gente fosse Deus iríamos acabar com todo mal no mundo, Deus nos fez a sua imagem e semelhança, mas Ele é Deus e nós somos seres humanos, nós não somos perfeitos e por isso pensamos deste jeito, Deus tem o poder para fazer tudo mas Ele nos respeita e não precisa provar nada!

      Excluir
    4. Irmão "unknown", lembre-se que a Bíblia é a Palavra de Deus. É Deus falando à nós. Nesse caso, o seu pensamento parece verdadeiro, parece fazer sentido mesmo, pelo menos humanamente falando. Mas quando levamos a Bíblia como a Palavra de Deus, o próprio Deus está nos dizendo em Ex 33:20-23 que homem algum pode vê-lo e continuar vivo! Que Deus lhe abençoe!

      Excluir
    5. "bastaria ele querer que nada ferisse..." e Ele preferiu se manifestar "do meio do fogo, da nuvem e da escuridão" - Qual o problema? Ele é Deus, faz o quer, como quer, quando quer e ninguém tem nada a ver com isso!!

      Excluir
  4. Muito obrigado Marcos!

    Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  5. ExelExcel explicação.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, que o povo se renda ao dia mais espetacular que houve na terra,
    O dia que o próprio Deus nela pisou.

    ResponderExcluir
  7. muito obrigado sabias informaçoes gostei muito nao encontrei apenas o que conheço da biblia mais uma riqueza de informaçoes complementares para um grade aprendizado .pena que a maioria das pessoas perdem seu tempo com coisas curriqueiras ao inves de buscar algo assim .

    ResponderExcluir
  8. Se baseando nesse fato que Deus ja desceu 2vezes a terra, terá a terceira vez, antes da vinda de Cristo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claytton!

      Na segunda vinda de Cristo, o próprio Pai virá juntamente com Cristo!

      Abraços!

      Excluir
    2. Teve também outra vez que Deus desceu e falou com o profeta Elias numa caverna do monte Sinai, só para Lembrar que Deus desceu duas vezes no continente africano quando falou com Moisés e Elias no monte Sinai que está localizado no Egipto!

      Excluir
    3. Kkkkk leia mais pois esta errado seu blogue

      Excluir
  9. Um resumo maravilhoso 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns.So quem já provou um pouquinho da Glória de Deus,sabe quanto Deus é Poderoso.

    ResponderExcluir
  12. NÓS, ADVENTISTAS DO SETIMO DIA, temos SOMENTE UMA PROFETA, DOS NOSSOS DIAS E NÃO CANÔNICA,que dorme no pó da terra desde 1915 aguardando o Grande Dia do Senhor. Existem muitas outras por aí, em outras denominações, que não sabemos se de fato são profetas, mas esse julgamento deixamos para aqueles que vem aqui nos atacar, manteremos a educação e o bom costume.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns ao ilustre irmão pelo artigo.

    ResponderExcluir
  14. Nossa tô empaquitada com tamanha explicação obrigada agora que quero está mas perto do pai celestial que Deus continue abençoando e dando sabedoria

    ResponderExcluir
  15. Nossa tô empaquitada com tamanha explicação obrigada agora que quero está mas perto do pai celestial que Deus continue abençoando e dando sabedoria

    ResponderExcluir

  16. Parabéns pelo artigo meu irmão ! Podemos aprender um pouco mais com as escrituras que são inspiradas por YAUH.

    Que YAUH dos exércitos abençoe a você e toda tua família em nome de seu filho amado YAUSHA MASHIACH.

    ResponderExcluir
  17. vamos descer à Terra para confundir a linguagem desse povo
    Gênesis 11:6-7

    Nimrod ou Nenrode: pouco se fala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, boa tarde! Tudo bem?

      Na ocasião de Gênesis 11, Deus não desceu fisicamente. Além do mais, os comentaristas bíblicos mencionam a atuação de outros seres que foram designados por Deus para essa ação (provavelmente os anjos), por isso Deus utilizou o verbo na terceira pessoa do plural.

      Perceba que na descrição do texto, em nenhum momento vemos a manifestação física de Deus.

      Que Deus nos abençoe!

      Excluir
    2. Olá, Gustavo, fiquei com a mesma duvida do irmão acima. E no caso de GN 18:21 ?
      Quais comentários bíblicos você consultou ?

      Excluir
    3. Olá André! Td bem?

      Você consegue notar a diferença desse texto de Gn 11:6-7 (o caso da Torre de Babel), com os demais mencionados nesse estudo? Perceba que a manifestação de Deus em Gn 11 não foi física! O relato bíblico não menciona a presença pessoal de Deus na terra para realizar essa obra, nem um evento grandioso tal qual foi na descida do Monte e na morte de Jesus. Certamente, Deus falou, mas executou sua obra por meio de outros seres.

      Da mesma forma o texto de Gênesis 18:21. Muitos citam esse texto como sendo a própria pessoa de Deus que esteve ali presente diante de Abraão, mas isso não pode ser verdade, já que Abraão os viu, deu comida a eles, e conversou com eles, mas segundo o evangelista João 1:18, Deus nunca foi visto por ninguém! Certamente, esses seres vieram em nome do Senhor, mas não eram o próprio Deus! Há comentaristas que afirmam que 1 dos 3 homens era o próprio Senhor Jesus, e sobre isso eu concordo, pois o uso do tetragrama foi aplicado a uma dessas pessoas (e isso só seria possível ser feito ao Filho, já que ele herdou o nome de Seu Pai).

      Considerando que Deus nunca foi visto por alguém, certamente Deus, o Pai, não estava presente fisicamente entre esses 3 homens. Foram 3 seres que vieram em nome de Deus. Já em Gn 11, Deus falou, mas atuou por meio de outros seres, pois não há evidência de Sua pessoa física nesse evento. Possa até ser que Deus se manifestou de forma espiritual. Isso não descarto! Mas certamente não foi fisicamente.

      Que Deus nos abençoe!

      Excluir
  18. Quando Paulo e silas estiveram na prisão louvando e horando a Deus , o que foi descrito ali sobre um grande terremoto não seria mais uma vez a presença de Deus na terra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão! Nesse caso não há nenhum indicativo para isso. Há outras situações de terremotos, mas todas elas se diferenciam dessas duas ocasiões.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Ladrão na Cruz foi para o Céu Após a sua Morte? - Lucas 23:43

Jesus trabalhava no Sábado - João 5:17