O Ladrão na Cruz foi para o Céu Após a sua Morte? - Lucas 23:43

No estudo de hoje, analisaremos um dos textos mais controverso sobre o que acontece com o ser humano após a sua morte.


O texto em questão é o de Lucas 23:43, o qual relata o período em que Cristo estava crucificado e juntamente com ele outros 2 ladrões, um em cada lado. O ladrão que estava à sua esquerda zombou de Cristo e não deu crédito à sua palavra. Já o ladrão da direita, reconheceu o seu erro e demonstrou arrependimento pelos seus atos. Reconhecendo à Jesus como Salvador, o ladrão à direita fez um pedido à Cristo, dizendo: "Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino" (Lucas 23:42). Em resposta ao seu arrependimento e pedido, Jesus lhe respondeu:

Lucas 23:43 - "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso"

As palavras respondidas por Jesus geram a ideia que naquele mesmo dia, logo após a morte deles, ambos estariam juntos no Paraíso. Com base nessa passagem, muitos cristãos entendem que ao morrermos, existe uma entidade espiritual do nosso corpo que é levada para o Céu. O problema de tal interpretação é que ela não está de acordo com diversas outras passagens bíblicas sobre esse tema, como veremos a seguir.

Considere que tais palavras foram ditas na sexta-feira, dia em que Jesus foi crucificado. Ao decorrer do Sábado, Jesus permaneceu em sua tumba, e no iniciar da manhã do domingo ele foi ressuscitado. Algumas mulheres foram visitá-lo na tumba ao amanhecer o dia da ressurreição. Não o vieram dentro da tumba, e pensaram que o seu corpo havia sido levado para outro lugar. Nesse momento, Jesus apareceu à Maria Madalena, e ao ser surpreendida com o que via diante de seus olhos, ouviu tais palavras de Jesus:

João 20:17 - "Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus"

Perceba que esse era o terceiro dia após a sua morte. Onde Jesus estava durante esse período? Tinha ido ele para o Céu, lugar onde Deus se encontra? Certamente que não, pois as palavras ditas à Maria foram bem claras. Jesus ainda não havia subido para o seu Pai, e só iria subir para vê-lo após àquele momento! É evidente que tais palavras geram um conflito com a interpretação de que o ladrão à direita de Jesus estaria com ele no Paraíso naquele mesmo dia (sexta-feira), sendo que o próprio Cristo falou para Maria que ainda não havia subido para o Pai! 
 

Atenção: Vida Eterna, Somente no Último Dia!

 
Além do mais, a ideia de que os justos salvos vão para o céu (ou qualquer outro lugar) após a sua morte, não se enquadra com o ensino de Jesus sobre quando receberemos a "vida eterna":

João 6:40 - "Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia"

Segundo as palavras de Cristo, o recebimento da "vida eterna" só ocorrerá no dia da ressurreição, chamado também de "último dia". Em outras palavras, não há "vida eterna" antes desse dia!
 

O Destino do Ser Humano em Sua Morte


No plano da salvação, a morte salvífica de Jesus nos possibilitou termos novamente a restauração do corpo físico, do caráter e da vida eterna que fora perdido no Jardim do Éden quando Adão e Eva pecaram. Como consequência da desobediência de ambos, o acesso ao fruto da Árvore da Vida foi proibido ao ser humano, e o Senhor Deus falou o que aconteceria com eles:

Gênesis 3:19 - "No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás"

O destino do ser humano após o pecado foi explicitamente apontado por Deus. O seu destino seria voltar para o lugar de onde fora criado. O seu corpo fora criado do pó da terra, e para ali voltaria! Esse é o destino do ser humano após a sua morte! Foi o próprio Deus quem deixou isso claro! Não existe outro lugar para irmos após a morte! É incabível pensarmos que Deus proibiu o ser humano de não consumir o fruto da "Árvore do Conhecimento do bem e do mal" tendo como consequência a morte, sendo que após essa morte tal pessoa seria levada para viver no Paraíso, conforme a interpretação dada no texto de Lucas 23:43 (o ladrão da cruz)! A morte física foi uma das consequências do pecado! É uma penalidade, e não um benefício para vivermos em um lugar melhor!

O sábio Salomão compreendia isso perfeitamente. Ele mesmo explicou esse pensamento com tais palavras:

Eclesiastes 3:19-20 - "Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó"

Salomão menciona que o mesmo que acontece com os "filhos dos homens" também acontece "aos animais". Ele afirma "a mesma coisa" para ambos. Todos possuem o "mesmo fôlego" de vida. Na morte, todos "vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó"! Não existe distinção aqui, e o destino de qualquer ser vivo é voltar ao pó da terra de onde fora criado! O "fôlego de vida", muitas vezes chamado de "espírito" na Bíblia, volta para Deus, pois não há mais corpo físico feito do barro para permanecer com vida!

Infelizmente, muitos compreendem de forma equivocada esse assunto sobre a morte. Não entendem sobre o Pecado, o Plano da Redenção, e a Ressurreição! Equivocam-se com interpretações erradas sobre diversos textos bíblicos desse tema. 
 

Exemplos de Outros Justos que Não Subiram ao Céu após a sua Morte

 
Gostaria que considerassem o seguinte em relação às outras pessoas que morreram:

Daniel 12:13 - "Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias"

Ao final de sua vida, o profeta Daniel escutou tais palavras de um anjo. Ele havia dito à Daniel que ele descansaria, e levantaria na sua "herança, no fim dos dias". Ao profeta fora prometido receber a herança da vida eterna somente no fim dos dias, e não antes disso!

Atos 2:34 - "Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita"

O apóstolo Pedro explicou aos judeus que o rei Davi não havia subido aos céus! O seu destino era o mesmo do profeta Daniel. Ele haveria de descansar no pó da terra até o tempo do fim!

2 Timóteo 4:7,8 - "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda"

O apóstolo Paulo também deixou claro que "a coroa da justiça" lhe estava reservada para receber somente "naquele dia", ou seja, o "último dia" quando Cristo ressuscitar todos os que creram nele! O mesmo é dito também à respeito de "todos os que amarem a sua vinda"! E aqui está incluído também o ladrão à direita da cruz de Jesus! Ou seja, ele também só receberá "a coroa da justiça" somente no "último dia", e não antes disso!

1 Pedro 5:4 - "E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória"

A mesma ideia também é apresentada pelo apóstolo Pedro, ao mencionar que "a incorruptível coroa da glória" só será alcançada quando o "Sumo Pastor" aparecer novamente!

Lembre-se do que Jesus Ensinava Sobre o Assunto


E por fim, gostaria de mencionar um dos ensinos de Jesus:

Lucas 14:12-14 - "E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado. Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos"

No final do texto acima, Cristo deixa claro que se fizermos conforme ele nos ensina, seremos "bem-aventurados" e "recompensados" no dia da "ressurreição dos justos", e não antes disso!

Portanto, não existe possibilidade do Ladrão ao lado direito da cruz de Cristo ter ido ao Paraíso naquele mesmo dia pelos seguintes motivos:

  1. Jesus não subiu ao céu no dia em que morreu.
  2. A consequência do pecado é a morte, não existindo vida após esse evento.
  3. Só teremos vida novamente naquele grande dia da ressurreição.
  4. Nenhum dos santos salvos (Davi, Daniel, Paulo, Pedro, etc) ainda receberam a vida eterna. Todos eles acreditavam que somente no tempo do fim isso haveria de acontecer.
  5. Jesus mesmo afirmou que a recompensa só ocorreria com a ressurreição dos justos, ato que ocorrerá somente na volta de Jesus.

Conclusão


Mas afinal de contas, se o ladrão não foi para o Paraíso naquele dia, então, o que querem dizer aquelas palavras de Jesus? Leiamos novamente:

Lucas 23:43 - "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso"

Existem pelo menos duas linhas de pensamentos para essa problemática. A primeira delas utiliza-se da ideia bíblica sobre a morte ser comparada com um "sono". O próprio Jesus reforçou essa ideia quando o seu amigo Lázaro morreu (João 11:11). Com base nessa ideia, o "tempo" intermediário entre a morte e a ressurreição não passa de um "abrir e fechar de olhos" (1 Coríntios 15:52). Assim como uma pessoa que está dormindo não têm ciência do que lhe acontece ao redor, e nem do tempo passando, assim também ocorre com aqueles que estão mortos. Ao serem ressuscitados, tudo ocorrerá como se fosse em frações de segundos, em um simples "abrir e fechar de olhos". Para o ladrão da cruz que morreu na época de Cristo, ao ser ressuscitado no último dia, será como se estivesse indo para o Paraíso naquele mesmo dia, pois o "tempo" para quem está morto é indiferente!

A segunda linha de pensamento que analisa o texto de Lucas 23:43 está relacionado à outra possibilidade na tradução do texto grego. Nas línguas originais em que a Bíblia foi escrita (aramaico, hebraico e grego), não existem sinais de pontuação. Por conta disso, a aplicação dos sinais de pontuação são dadas de acordo com a interpretação do tradutor. O texto bíblico que temos foi traduzido e adaptado para a língua portuguesa. Segundo os tradutores, é possível que esse texto seja traduzido da seguinte forma:

Lucas 23:43 - "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo hoje, estarás comigo no Paraíso"

Nesse caso, não existiria a conjunção subordinativa "que", e o sinal de "vírgula" ou "dois pontos" deveria ser colocada para adicionar o real sentido nas palavras de Cristo, ou seja, que ele estaria prometendo naquele dia que ambos estariam juntos no Paraíso, evento que aconteceria somente no dia da "ressurreição dos justos", conforme Jesus mesmo ensinara durante o seu ministério.

De qualquer forma, existem pelo menos essas duas formas de se entender esse texto. O mais importante é não considerarmos interpretações erradas que invalidam a mensagem bíblica e criam um falso ensino em relação às promessas bíblicas e os ensinos de Cristo.

Que Deus nos abençoe!

Comentários

  1. Eis a resposta para a pergunta:
    https://esperanca.com.br/espiritualidade/jesus-prometeu-ao-ladrao-na-cruz-que-o-levaria-para-o-ceu-naquele-dia/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo imaginar e aceitar que o Espírito de Jesus ficasse ao seu lado no túmulo. Quando Ele disse hoje, e porque seria naquele dia, caso contrário estaria mentindo. Os salvos estarão imediatamente na presença do Pai. Lugar de sálvia é na presença de Deus, lugar do corpo, do pó é no pó. Posteriormente os corpos serão ressuscitados. Lugar dos condenados Infelismente e no seu devido lugar.

      Excluir
  2. Onde que está escrito que foi o ladrão da direita que se arrependeu?

    ResponderExcluir
  3. A palavra de Deus diz que nós vamos ser jugados pelas nossas obras
    O ladrão naquele dia será jugado ou já está salvo e vai direto para o céu
    Já que jesus diz que ele estará lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade ninguém é salvo pelas obras mas pelo crê,está escrito
      Um abraço

      Excluir
  4. Naquele dia Jesus prometeu ao ladrão que ele estaria no paraíso, mas não naquele mesmo dia, e sim, após a segunda vinda de Cristo para julgar os vivos e os mortos, pois, ninguém vai para o céu ou para o lago de fogo sem antes haver julgamento. Então quem morre vai para o pó da terra, aguardar a volta de Cristo para o julgamento, então os justos ressuscitados se juntar ão aos justos vivos e subirão ao encontro de Deus nos ares.

    ResponderExcluir
  5. Então tudo o que o ladrão fez de ruim ? Como vai ser no dia do julgamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus na qualidade de Deus filho, perdoou o ladrão naquele momento, pois, antes de sua morte, ele mostrou seu caráter por meio do arrependimento e acreditando que Jesus era de fato o Messias filho de Deus. Nesse caso, o ladrão ressuscitará na segunda vinda de Cristo, e subirá para o céu com os justos que estiverem vivos.

      Excluir
  6. Eu discordo dessa idéia de que as pessoas que morrem, ficam em estado de "sono" até o juízo final.
    Acredito sim, que a partir do momento que a pessoa perdeu o fôlego de vida, ela vai ou pro céu ou pro inferno. Tem relatos de médicos tementes a Deus, que viram espíritos malignos vindo buscar a alma de pacientes que faleceram. Tem relatos de várias pessoas, que tiveram visões do céu, e viram seus entes queridos. Tem relatos de pessoas que já estiveram a beira da morte em hospitais, e viram espíritos malignos que o perturbavam. Enfim tem relatos de monte, basta pesquisar.
    E lá em Apocalipse 6.9, 10 diz:
    E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
    O que comprova que muitos que partiram, estão no reino de Deus, ou no inferno, apesar de muitos acharem que o inferno ainda não foi inaugurado, o que pra mim é uma grande besteira.
    Então não faz sentido, dizer que só iremos ao céu, depois do juízo final. Essa é minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha irmã! Paz do Senhor!

      Veja bem, nenhum testemunho, por mais lindo e convincente que seja, pode tomar o lugar da Palavra de Deus. É nela que encontramos a verdade, e não nos testemunhos dos homens que se contradizem!

      Por acaso você leu e releu o estudo acima? Se sim, peço que complemente esse estudo com outros aqui do Blog, relacionados à morte, pecado e salvação.

      Imagine Adão e Eva, após terem pecado, recebendo a consequência da desobediência, ao morrer ir para o céu (ou até mesmo para um lugar de fogo eterno)! O próprio Deus advertiu eles que se desobedecessem, iriam voltar para o pó da terra, e não irem a outro lugar!

      A interpretação de que existe vida após à morte é pagã, e não possui fundamento bíblico. Na realidade, o que existe são interpretações contraditórias e mal feitas em cima de diversas passagens, muitas vezes ignorando os seus contextos.

      Peço mais uma vez que releia o estudo, e busque outros relacionados ao tema.

      Que Deus lhe abençoe!

      Excluir
    2. Graça e paz! A irmã está equivocada. Se os que morrem forem direto para o céu ou para o lago de fogo, o que Jesus ainda vem fazer aqui, nesse caso não haveria mais necessidade da segunda vinda de Cristo. Ou a bíblia está errada quanto a segunda vinda Cristo? Precisamos analisar as escrituras exegeticamente.

      Excluir
    3. Boa tarde. A palavra de Deus adverte aí daquele que acrescentar ou diminuir alguma coisa do que já está selado. A bíblia e interpretada com a própria bíblia precisamos entender o testo e estudar o contexto,para não criar um pretexto, É só lermos Lucas 16.19......Porque vamos enteder q o paraíso de q Jesus estava falando para o ladrão e o mesmo seio de Abraão onde todos que morreram em Cristo esperam o chamado para a ressurreição da vida eterna.A alma do homem é imortal quando morremos o nosso corpo volta ao pó da terra para cumprir a palavra de Deus que disse que do pó fomos feitos e au pó tornaremos mas não podemos esquecer que temos espírito , alma,e corpo, o corpo vai ao pó , o espírito volta para Deus, alma essa vai para o paraíso ou seio de Abraão, ou adis q no grego significa inferno lugar de tormento, até o julgamento final onde os justos receberam a vida eterna e os ímpios a condenação eterna no lago de fogo e enxofre que é a segunda morte.

      Excluir
    4. Existe vida após a morte sim . Deus não é Deus de mortos e sim dos vivos Marcos 12.27

      Excluir
  7. Discordo da interpretação do autor do blog

    ResponderExcluir
  8. Bem jesus morreu na cruz isto foi um fato !! Antes de jesus morrer falou com outro criminoso a sua direita que hoje ainda vc estara comigo no paraiso !!
    Yeshua morreu levou esta criatura o ladrao arrependido de tudo !! ,salvou ele

    ResponderExcluir
  9. Ninguém está salvo ainda, só saberemos quem será salvo ou não quando Cristo voltar para fazer a ceifa, portanto todos estão descansando no pó da terra, exceto Jesus e os que foram arrebatados em vida, que é o caso de Enoque e Elias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto Jesus orava, a glória de Deus desceu sobre Ele. Seu rosto ficou brilhante como o sol. Dois profetas do Velho Testamento chamados Moisés e Elias apareceram a Ele. Eles falaram sobre Sua morte e Ressurreição que logo aconteceriam.
      Mateus 17:2–3; Marcos 9:3–4; Lucas 9:29–31

      O que me diz disso?

      Excluir
  10. Vamos ler o que : vi a alma dos que morreram por causa da palavra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alma não quer dizer que seja "espírito", até porque espíritos não existem, o que existe é o sopro de vida. Quando a bíblia fala de alma, quer dizer "alma vivente, uma pessoa viva". Confira em: Gn 2:7; Ez 18:4; Ez 18:20; At 3:23; At 7:14, e veja o que significa o nome "Alma".

      Excluir
    2. 1 tessalonicenses 5;23 somos tricotomos corpo,alma e espírito. E o espírito e alma não são um só hebreus 4;12 a palavra faz divisão entre a alma e o espírito

      Excluir
  11. Uma vez que uma pessoa morre, seu último dia se torna aquele ,sendo criaturas eternas, não creio que a alma se encontra em estado de sono inconsciente , porque a parabola do rico e Lázaro diz que Lázaro estava no seio de Abraão que, creio ser um estado intermediário para onde os filhos de Abraão "os crentes"vão após a morte ., e o rico estava em um estado de tormento eterno ,ambos estavam concientes tando Abraão como Lázaro e o rico. Ou seja , a expectativa para uma pessoa após a morte é céu ou inferno ,o estado em que a pessoa se encontrará é de eternidade,não de sono que faz parte do tempo presente .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Apocalipse 6 diz :9 E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

      10 E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

      11 E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.

      Excluir
  12. O corpo vai ao pó e o espírito volta a Deus,a irmã fez menção de relatos irmão relatos eo mesmos que eu contar uma história,céu ou inferno só no dia do julgamento final,e que Deus como o justo juiz vai te julgar as nações e dar a sentença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também discordo completamente dessa teoria do sono.... Senão jesus teria falado dormindo. E porque ele usou a parábola do Rico e do Lázaro.? Depois da morte o corpo volta para o pó mas o espírito volta para Deus, é nisso em que acredito, assim como Estevan também viu o céu aberto e jesus a direita do Deus pai antes de morrer.

      Excluir
  13. Vejo como é difícil as pessoas se libertarem do conceito platônico de que "o corpo é a prisão da alma"...mas tenho fé que matérias como esta abrirão os olhos de muito, arrancando-os das garras do diabo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente! As pessoas mal sabem que estão acreditando em doutrinas bíblicas misturadas com ideologias gregas, babilônicas, etc!

      Somos carne! O espírito é o fôlego de vida, e não uma entidade que habita em nosso corpo! A alma é a vida existencial resultante de ambos! Simples assim!

      Excluir
  14. Como não existe vida após a morte ? II Timóteo 2;11 palavra fiel é está que se morrermos com Cristo, com Ele também viveremos. Hebreus 9;27 porque aos homens está ordenados a morrerem uma só vez, vindo logo após a morte o juízo. ( Isto é julgamento) Romanos 14;10 porquê todos nós vamos comparecer ao tribunal de Cristo. Então logo após a morte iremos ser julgados sim. E o corpo volta ao pó da terra. Mais a alma e o espírito vão para o tribunal de Cristo (Hb 9;27) a doutrina do sono da alma é diabólica, o que dorme é o corpo que aguarda o dia da ressurreição (Daniel 12;2) na passagem do Rico e do Lázaro eles estavam concientes. Um no sofrimento e outro ao lado de Abrão. Apocalipse 6;9 João viu os justos clamarem por justiça debaixo do trono de Deus. Então o corpo dorme,a alma e o espírito não até porque são eternos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro ler o estudo sobre a parábola do Rico e do Lázaro: https://www.biblianamao.com.br/2020/10/a-parabola-do-rico-e-do-lazaro.html

      Sobre as demais passagens bíblicas que o irmão citou, sim, realmente terá um julgamento após a morte, mas não ocorre logo em seguida. Tudo tem o seu tempo devido.

      Excluir
  15. Gosto muito de ouvir discutir a bíblia me lembra o apóstolo Paulo temos que pedir muito o dircinimento para o Espírito santo de Deus eu tenho muita dificuldade pra entender alguns textos por exemplo eu penso que o importante em nós é a mente e eu creio que quando voltarmos para o pó a nossa mente é desligada ou seja um sono sem sonhos aguardando a volta de Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  16. Jesus não foi ao céu e sim ao paraíso seio de Abraão até os profeta já esperavam que Cristo iria chegar ; Deus abita no terceiro céu.

    ResponderExcluir
  17. Fui edificado com tudo, inclusive com os comentários,
    Minha opinião?
    O ladrão Dimas foi salvo e acessou a graça, agora com relação ao tempo, ainda estou estudando, strongs 4594 e 2250

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão!

      Amém! Continue estudando sim!

      Que o Eterno lhe abençoe em seus estudos!

      Excluir
  18. Tá mas e a parábola do rico e o Lázaro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão!

      Sobre esse assunto, ler o seguinte artigo: https://www.biblianamao.com.br/2020/10/a-parabola-do-rico-e-do-lazaro.html

      Que Deus nos abençoe!

      Excluir
  19. O ladrão se arrependeu dos seus pecados, E creu que Jesus podia salvalo da morte eterna, por isso ele foi perdoado e recebera o paraíso sim , Cristo prometeu, e vai cumprir , mas nossas vidas também É assim, se arrependa em quanto é tempo acredito que somente Cristo te levará ao céu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salvador: Jesus Cristo
      Morte: consequência do pecado
      Ressurreição: quando Cristo volta na 2 vez
      Conforme 2 Coríntios 5:10 e 1 Coríntios 1:8, todos os crentes, arrebatados e transformados, vão comparecer perante o Tribunal de Cristo. Nesse evento não haverá julgamento pelos pecados, as obras que foram praticadas pelos salvos na Terra é que serão julgadas, a fim de que recebam, ou não, os galardões.

      Excluir
  20. Bom, para muitos, ISSO VAI ESCLARECER TUDO: Esse blog é de origem ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA. Sua base de fé não está firmada somente nas Escrituras.

    O cristão verdadeiro tem sua fé baseada na Bíblia,(Sola Scriptura) somente as Escrituras.

    https://estiloadoracao.com/o-que-acontece-depois-da-morte-segundo-a-biblia/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão!

      Sinto muito pela sua visão! Escrevi o artigo com muito carinho, e em nenhum momento citei qualquer outra fonte além das próprias Escrituras, e ainda assim o irmão faz acusações sem fundamentos e cheio de pré-conceitos! Será que o irmão realmente leu o artigo antes de deixar o seu comentário?

      Além do mais, não existe somente a Igreja Adventista do Sétimo Dia que possui esse entendimento! O irmão está totalmente enganado!

      Por favor, leia o artigo com calma, e medite sobre o assunto. Pesquise outros artigos nesse blog sobre o mesma tema, pois todos eles irão se complementar! No final, pondere e ore ao Senhor pedindo orientação e esclarecimento (aqui reque humildade, já que você não crê da forma que foi apresentado, porém, é importante que sejamos humildes e analisemos os assuntos por óticas diferentes do que acreditamos para ver se existe algo de errado ou não com a nossa fé).

      Que Deus nos abençoe!

      Excluir
    2. Concordo com o irmão Gustavo Kalemkarian e nem por isso sou adventista. Basta estudar para conhecer a verdade, e não fical escutando todo assalariado de púlpito e suas cartilhas.

      Excluir
    3. O que jesus falou é tão claro não sei porque as pessoas tentam complicar tudo. O ladrão se arrependeu, reconheceu Jesus e foi salvo.

      Excluir
  21. me parece algo muito horrivel, basicamente morrerei, o que haverá no céu será basicamente um porta retrato do que antes era, uma foto, um corpo metafisico morto que apenas adora o divino?
    se for assim, se morre-se e não haveria céu, seria a mesma coisa que "ir" ao céu, já que isso seria basicamente: 1 você morre, 2 você morre mas tem um "corpo" metafisico no céu?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus trabalhava no Sábado - João 5:17

As duas vezes que Deus desceu a terra