Jesus Transgrediu a Lei ao Curar no Sábado?
Em diversas ocasiões nos evangelhos, encontramos relatos onde Jesus realizou curas e milagres no dia de Sábado. Conforme a orientação que Deus havia deixado ao Seu povo, nesse dia as pessoas deveriam deixar de exercer seus trabalhos e as suas próprias vontades (Êxodo 20:8-11; Isaías 58:13). Apesar dessas orientações, Jesus realizou curas e milagres nesse dia. Será que em tais ocasiões Ele chegou a transgredir o quarto mandamento da Lei de Seu Pai, onde ordenava a santificação do Sétimo dia da semana? Embora existam diversos textos onde mencionam a realização de curas por meio de Cristo no dia de Sábado, vamos analisar um texto muito esclarecedor sobre essa questão.
Mateus 12:9-10 - "E, partindo dali, chegou à sinagoga deles. E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?"
No texto de Mateus 12:9-10, o evangelista descreve que Jesus foi interrogado por algumas pessoas a respeito de ser lícito ou não curar nos sábados. É normal termos dúvidas quanto à alguns aspectos dos mandamentos de Deus, a final de contas, existem muitos detalhes que não foram bem esclarecidos dentro da lei. Mas nessa situação, as pessoas que estavam interrogando a Jesus, não tinham o intuito de tirarem realmente uma dúvida com Ele, mas, conforme o texto apresenta, os seus objetivos eram de O acusarem.
No verso 2 do mesmo capítulo, Mateus menciona que esses acusadores não eram quaisquer pessoas, mas sim alguns dos fariseus. Eles estavam procurando encontrar alguma questão na vida de Cristo onde pudessem colocá-lo como um falso mestre. Mesmo assim, Jesus responde ao questionamento levantado por eles com as seguintes palavras:
Mateus 12:11-12 - "E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados"
A resposta de Jesus foi muita clara. Ele mesmo afirmou que é "lícito fazer o bem nos sábados". Segundo o dicionário Michaelis, a palavra "lícito" significa:
adj (lat licitu) 1 Conforme à lei. 2 Permitido pelo direito. sm Aquilo que é permitido, aquilo que é justo.
A palavra "lícito" utilizada por Cristo nos mostra que os milagres e curas realizados no Sábado é permitido pela lei de serem executadas nesse dia. Ou seja, ao fazer tais obras, em nenhum momento Jesus estava transgredindo o quarto mandamento da lei de Deus onde proibia a execução de trabalho nesse dia.
Já vi algumas pessoas citarem esse texto para justificarem que Jesus estava fazendo coisas que eram proibidas de serem feitas no Sábado, querendo assim mostrar que a guarda do Sábado estava para acabar. O problema desse pensamento é que ele é apenas parcialmente verdade. De fato Jesus fazia coisas que eram proibidas de serem feitas no Sábado, mas tais proibições não advinham de ordens dadas por Deus, mas sim de mandamentos e costumes criados pelos próprios homens. Em uma determinada ocasião, Cristo citou um texto de Isaías que dizia o seguinte:
Mateus 15:9 - "Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens"
Com certeza tais proibições das obras que Jesus realizava no Sábado, poderiam ser categorizadas como sendo "preceitos dos homens".
O exemplo da ovelha que caiu em uma cova citado por Cristo, não deve ser tomada como justificativa para a realização de trabalhos seculares dentro das horas sabáticas. Não é isso que Cristo estava explicando nesse texto. O trabalho a ser realizado no exemplo citado por Jesus é o de ajudar a quem precisa, mesmo que esse trabalho precise ser feito no dia de Sábado. Esse pensamento é o cumprimento do segundo maior mandamento da Lei que é o amor ao próximo, e nisso encontramos o porquê de ser lícito curar no Sábado.
É contraditório utilizar o texto de Mateus 12:8-12 para justificar que Jesus estava ensinando que a guarda do Sábado estava sendo revogada por Cristo, já que Ele mesmo advertiu que quem fizesse isso seria chamado o menor no reino dos céus.
Mateus 5:19 - "Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus"
Portanto, as curas e milagres que Jesus realizava aos Sábados não estavam em desarmonia com a Lei de Seu Pai, mas pelo contrário, Ele estava deixando a preciosa lição do que é correto a ser feito nesse dia. Exercer obras de amor para com o nosso próximo no sétimo dia da semana é permitido pela Lei.
Que Deus abençoe ao leitor.
AONDE ESTA TESTO QUE DIZ QUE JESUS GUARDOU SABADO?
ResponderExcluirIrmão Fernando, a paz do Senhor!
ExcluirJesus nasceu sob a lei, e assim como qualquer judeu, teve que obedecer toda a lei. Ele foi o único que cumpriu a lei de ponta a ponta.
"Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei" Gálatas 4:4
"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir." Mateus 5:17
"E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler." Lucas 4:16
Deus lhe abençoe!
Se ele não guardou seria um pecador não o salvador
ExcluirJesus realizou 8 milagre no sabado Jesus e chamado de carpinteiro porque essa era sua profição segundo milagre não é trabalho
ExcluirExato irmão! Milagre não é trabalho! Realizar milagres nesse dia, não é considerado como trabalho.
ExcluirQue Deus nos abençoe!
Boa explicação, só precisa cavar mais. Mas continue... Lembre-se é cultura judaica.
ResponderExcluirOlá irmão!
ExcluirO sábado não pode ser cultura judaica, já que foi abençoado e santificado na criação, e nessa época não existia judaísmo. O Sábado é para a humanidade.
Que Deus nos abençoe!
Obrigado Marcelo! A ideia é fazer conteúdo pequenos para não "desmotivar" as pessoas de ler, porém, com objetividade e conteúdo que agregue valor. Abraços!
ResponderExcluirPORQUÊ O FIM DA LEI É CRISTO.
ResponderExcluirA palavra "Fim" em nosso idioma possui os sentidos de "finalidade" e de "término". No contexto bíblico, deve ser entendido como "finalidade".
ExcluirTudo faz sentido a própria Biblia tem a resposta.
ResponderExcluirE naquele dia de sábado que seus dicipolos, estavam com fome e estavam colhendo sementes na beira da estrada e comendo, e foram advertidos e Jesus respondeu, que o importante não é o que entra pela boca, mas sim o que sai pela boca, porque sai do coração.
ResponderExcluirOlá irmão!
ExcluirSegundo à tradição judaica e as leis criadas pelos rabinos ao longo dos séculos, fazer tais tarefas seria transgressão do mandamento sabático. Porém, Jesus mostra o contrário, e ensina que tais obras eram lícitas de serem feitas, estando em plena harmonia com a vontade Divina.
Pôr qual motivo a palavra diz que o fim da lei e Cristo
ResponderExcluirA palavra "fim" não deve ser entendida como "final", mas sim como "finalidade". No português, temos essas duas opções, mas em grego a palavra utilizada tem o sentido de "finalidade." Logo, o texto quer dizer "A finalidade da lei é Cristo".
ExcluirMe perdoe minha ignorância mais Jesus em sua passagem na terra sempre deu exemplo para que fossem seguidos porque que ele ia fazer tais coisas no Sábado se não fosse realmente para acabar com essa lei . Ou será que ele não tem esse poder logo que ele veio enviado pelo seu pai Deus nosso senhor , se ele.mesmo disse que veio para fazer a vontade da que me enviou e todo aquele que nele crescem não pereça mais tenha vida eterna. Reflexão quem acusa Jesus sobre o que fazia e que deixa de fazer no sábado era os Fariseus Escribas da lei.
ResponderExcluirBoa tarde irmão!
ResponderExcluirJesus não fazia tais coisas para acabar com a Lei, mas pelo contrário! Tais coisas eram feitas pq a Lei permitia! Tais obras estavam em harmonia com a guarda do Sábado!
Que Deus nos abençoe!
E como o sábado é visto nos dias de hoje? Como devemos nos portar então? Já que sabemos que Cristo não aboliu a lei
ResponderExcluirBom dia irmão! Tudo bem?
ExcluirResumidamente falando, devemos fazer o que Jesus fazia nesse dia! E o que ele fazia?
- Não trabalhava (serviços seculares, para subsistência própria)
- Evitava de falar sobre assuntos próprios (relacionados aos próprios interesses pessoais)
- Curava as pessoas
- Fazia o bem nesse dia
- Frequentava a sinagoga (nos tempos de hoje, seria a igreja, ou reunião com os irmãos)
- Pregava e ensinava sobre a Palavra
- Frequentava lugares a céu aberto, ou seja, lugares onde tinha mais visível a criação de Deus.
Que Deus nos abençoe!
GENTE JÁ PENSOU SE TODOS O MÉDICO GUARDASE OS SÁBADO?
ExcluirNeste caso, um médico poderia realizar um trabalho para um doente no sábado, mas reservar o pagamento pelo trabalho para Deus. Ou entre outras formas de se obter harmonia com Deus e não abandonar o próximo.
ExcluirE o que dizer de Mateus 12:1-8, que os discípulos de Jesus colheram espigas pra comer em um dia de sábado? De certa forma é um trabalho de interesse próprio, pode ser dizer que naquele momento pecaram?
ResponderExcluirJesus veio pra nesse mundo fazer o diferente, quardou os mandamentos do pai ate o fim nunca apoliu a lei que era do pai, no sábado ele pregava, curava, e facia milagres.
ResponderExcluirNão entendi bem...em um dado momento do texto você diz que: "...Cristo citou um texto de Isaías que dizia o seguinte:" "Mateus 15:9..." mas você citou Mateus...nesse ponto que não entendi.
ResponderExcluirA pessoa não trabalha no sábado, mas erroneamente faz outras pessoas trabalharem por ela.
ResponderExcluirFicar em casa no sábado, sem comer,sem beber água, sem internet, sem televisão sem tomate banho.isso seria guardar o sábado, pois tem um monte de pessoas ou seja o próximo trabalho para alguém ficar guardado o sábado.
Isso é induzir o outro ao erro.
Não é???
Não trabalho sábado, mas fico o todo na internet ou na tv.
Para isso presisa de pessoas trabalhando por minha causa.
O próximo.
Isso é justo?
Que Deus conceda, a sabedoria espiritual a todos. Orem ! Peçam livramento, pois o inimigo é perseverante em fazer com que a palavra de Deus fique cada vez mais confusa na mente do ser humano. Ao Estudar a palavra ou querer aprender algo diante o livro sagrado ( Biblia ) esteja sempre acompanhado de algum veterano na vida espiritual e não cesem em oração por auxilio do Espirito santo para que tais coisas que forem lidar não sejam entendida ao de forma confusa.
ResponderExcluirQue Deus abençoe a todos
Todos os mandamento do velho testamento foram transferido para Jesus Cristo no novo testamento.
ResponderExcluirRecebam a Paz do Senhor Jesus;
ResponderExcluirNão sou teólogo e tampouco Pastor, Reverendo, Padre ou qualquer representante religioso, mas apenas um estudioso das escrituras.
Acredito que o assunto em questão, o qual enfatiza em guardar o sábado, embora o decálogo não é cumprido por nenhum ser humano deste século e do passado, exceto por Jesus Cristo. Evidente que nenhum ser humano seria capaz de cumprir os dez mandamentos, motivo pelo qual fomos alcançados pela graça em Cristo Jesus. Se examinarmos minuciosamente as escrituras que testificam de Cristo Jesus, os sacerdotes e fariseus, homens os quais deveriam zelar pelos mandamentos de Deus; notamos que descumpriram todo o decálogo contra o próprio Senhor Jesus, o nosso Deus. Em especial no sábado esses sacerdotes foram ter com Pilatos, caminharam, mentiram e exigiram que os guardas trabalhassem para guardar o corpo de Jesus Cristo... No sábado temos que fazer o bem, com respeito as culturas de cada país que abriu as portas para o evangelho, mas não deixando de trabalhar para sustentar suas famílias, fazendo o bem para seu lar, pois o nosso Senhor Jesus Cristo sofreu com todo descumprimento do decálogo provando a nós que somos incapazes de alcançar a salvação por nossos próprios esforços em cumprir as leis. Olhem que interessante, Jesus morreu numa sexta-feira e teve que ser sepultado as pressas pois esse dia antecedia o Sábado ou Shabat e naquela ocasião na sequência seria o domingo de Páscoa... Resumindo, os três dias inclusivos, Jesus ficou sepultado, ou seja, o seu corpo, a pedra de esquina, ficou parada no sepulcro cerca de 33 horas, quando desses três dias inclusivos, apenas o sábado por 24 horas....Pela graça em Cristo Jesus, a pedra de esquina alcançamos a salvação. Amém