O Senhor concederá os desejos do teu coração - Salmos 37:4
Quantas vezes ouvimos pessoas dizerem em sermões ou até mesmo durante suas orações que Deus deve realizar algo que pedimos! Alguns chegam até usar pesadas palavras como "Eu determino que isso aconteça", ou então afirmam que Deus tem a "obrigação" de fazer o que pedimos a Ele! Parece um absurdo, mas infelizmente é comum presenciarmos tais atitudes no meio evangélico (OBS: há igrejas/religiões que não seguem esse tipo de pensamento).
Alguns procuram se justificar utilizando algumas passagens bíblicas. Dentre elas podemos citar Mateus 7:7, onde encontramos às seguintes palavras de Jesus: "Pedi, e dar-se-vos-á". Outros ainda citam Salmos 37:4, o qual está escrito:
Salmos 37:4 - "Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração"
Ainda que tais passagens apresentam a ideia de que podemos pedir algo para o Senhor que Ele irá nos conceder, em nenhuma delas encontramos um pensamento de arrogância onde o pecador pode falar de tal forma com o Rei do universo! Deve ficar bem claro que esse tipo de atitude provém de um coração não convertido ao Senhor, pois Ele não é o nosso servo, mas nós é quem somos Suas criaturas. Nossas petições devem tomar como exemplo ao do publicano mencionado por Jesus:
Lucas 18:13 - "O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!"
Tendo isto em mente, devemos agora entender corretamente o significado das passagens mencionadas acima (Mateus 7:7 e Salmos 37:4). Será que de fato Deus atenderá todos os pedidos feitos por nós a Ele? Talvez você responda que não, mas então como ficaria as passagens que lemos acima? Não foi isto que Jesus afirmou ao dizer aos Seus discípulos: "Pedi, e dar-se-vos-á", e também não está escrito pelo salmista que o Senhor "concederá os desejos do teu coração"?
Se esta interpretação fosse correta, logo poderíamos afirmar com plena convicção que o Senhor Deus realizaria os piores desejos encontrados no coração do ser humano, pois conforme está escrito em Jeremias 17:9, o nosso coração é enganoso e perverso:
Jeremias 17:9 - "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?"
Será que de fato o Senhor "concederá os desejos do" nosso coração, sendo ele enganoso e perverso?
É claro que isto não faz sentido, além de ser uma interpretação errada da Palavra do Senhor. Se o verso seguinte de Salmos 37:4 fosse lido juntamente com essa passagem, então o sentido do texto não seria erroneamente compreendido. Vejamos:
Salmos 37:4-5 - "(4) Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. (5) Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará"
O Senhor Deus concederá os desejos de nosso coração quando o nosso caminho for entregue a Ele! Ou seja, o nosso coração estiver convertido ao Senhor! Isso implica que os desejos maus de nosso coração não serão por nós mesmos atendidos, pois não estaremos mais dando ouvidos à nossa carne, mas sim ao Espírito de Deus que fala em nossos corações (Romanos 6:6; 8:5). Em outras palavras, os nossos próprios desejos serão os desejos de Deus. Não iremos buscar fazer a nossa própria vontade, mas sim ao do Senhor.
Quando oramos ao Senhor pedindo por algo que desejamos para o nosso próprio benefício, sem a necessidade real de ter algo, é bem possível que o Senhor não nos atenda, conforme declarou o apóstolo Tiago:
Tiago 4:3 - "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites"
É evidente que as orações onde um mero pecador "ordena" ou "determina" algo para que Deus realize não serão nem "ouvidas" pelo Senhor, pois tais orações procedem de um coração carnal não regenerado pelo Espírito de Deus. É o homem falando nesse momento e não Deus! Portanto, é provável que o Senhor não realize tais "solicitações".
O ser humano só pode ter convicção que a sua oração será ouvida por Deus quando ele atender o seguinte requisito:
1 João 5:14 - "E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve"
O Senhor ouvirá a oração do justo, quando esta estiver em acordo com "a Sua vontade" (a de Deus). Às vezes é possível pedirmos coisas erradas ao Senhor, mesmo usando as melhores palavras que os nossos lábios poderiam pronunciar. Nem sempre sabemos o que é bom ou não em nossas orações. O que pode parecer bom aos nossos olhos, nem sempre pode de fato ser. Por isso devemos tomar como exemplo as palavras ensinadas por Cristo em Sua oração modelo:
Mateus 6:10 - "Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu"
Jesus deixou bem claro que em nossas orações devemos mencionar que a vontade de Deus deve ser feita. Não é a nossa vontade, mas a do Senhor! Ele não somente nos ensinou isso por meio de palavras, mas como também nos deixou um excelente exemplo a ser seguido:
Mateus 26:39 - "E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres"
Quando esteve no Getsêmani, pouco antes de Seu sofrimento e crucifixão, Jesus estava orando ao Pai e lhe pediu para que retirasse dele àquele cálice, isto é, o sofrimento que deveria passar em breve. Ainda que tenha pedido tal coisa, demonstrando os sentimentos que passavam-se em Seu coração, Ele afirmou que não deveria ser feito como Ele queria, mas sim como Seu Pai queria que acontecesse.
Que contraste encontramos no exemplo de Cristo em relação aos exemplos deixados por muitos que professam ser cristãos! O Espírito de Deus deve habitar em nosso coração e fazer com que os nossos desejos sejam os desejos do próprio Deus. Só assim o Senhor poderá cumprir os desejos do "nosso coração", dando nos o que for pedido a Ele!
Que Deus nos abençoe.
Que estudo abençoado!
ResponderExcluirAmém! Que Deus nos abençoe!
ExcluirQue bênção. esclarecedor como a luz.
ResponderExcluirAmém! Que Deus nos abençoe!
ExcluirQue assim seja a vontade do Senhor
ResponderExcluirQue ensinamento maravilhoso
ResponderExcluirMuito maravilhoso esse estudo... Bem esclarecido!
ResponderExcluirÓtima explicação. Deus abençoe sempre sua vida
ResponderExcluirBoa noite nos últimos meses Deus concedeu-me e realizou um grande sonho em nossas vidas , minha e de. Minha esposa que era termos um centro de reabilitação para depois. Químicos...
ResponderExcluirMas este sonho é este desejo só se realizou-se qdo eu tomei uma posição de vida em sua presença e passei a entender um pouco mais de sua vontade...
Me diminuindo cada vez mais e deixando com q sua glória e sua face resplandecente ofuscamento a minha face e meu coração pecaminoso
Hoje digo com propriedade
Sou um verdadeiro milagre
E vivo os milagres de Deus todos os dias ...
O NOSSO CENTRO DE REABILITAÇAO SE CHAMA" ESPAÇO TERAPEUTICO NEW LIFE" E FICA LOCALIZADO NA CIDADE DE BETIM MG...
O NOSSO CONTADO É:
(32) 98891-5179 KELISSON OU FLAVIA
E ESTAMOS SEMPRE A SERVIÇO DO SENHOR DEUS 24H