Dois Redentores. Uma só pessoa?

Isaías 60:16 - "E mamarás o leite dos gentios, e alimentar-te-ás ao peito dos reis; e saberás que eu sou o Senhor, o teu Salvador, e o teu Redentor, o Poderoso de Jacó"
Isaías 49:26 - "E sustentarei os teus opressores com a sua própria carne, e com o seu próprio sangue se embriagarão, como com mosto; e toda a carne saberá que eu sou o Senhor, o teu Salvador, e o teu Redentor, o Forte de Jacó"

As passagens acima nos mostram algumas palavras do nosso Deus o qual Ele identificou-se como sendo o Salvador e Redentor de Israel. Em contrapartida, os escritos presentes no Novo Testamento apresentam a redenção sendo concedida por meio do sangue de Cristo, tornando-o o nosso Redentor:

Colossenses 1:14 - "Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados"
Efésios 1:7 - "Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça"
Romanos 3:24 - "Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus"

Com base nessas comparações, alguns concluem que Jesus é o Deus do Antigo Testamento que falou por meio de Isaías. O problema dessa interpretação é a incorreta aplicação que é feita do título Redentor dentro do plano da salvação. Deus é o nosso Redentor, bem como Jesus também, pois foi por meio do sacrifício de Jesus que o Pai nos concedeu a redenção. Por ter sido por meio do sangue que Cristo derramou na cruz do calvário, isso O fez ser o nosso redentor juntamente com o Pai.

Não é pelo fato do Filho receber o mesmo título que o Pai recebe que devemos concluir que ambos são as mesmas pessoas. Precisamos buscar harmonizar as passagens bíblicas de acordo com o que nos é revelado. O texto a seguir nos deixa claro que o Filho foi feito "redenção" (redentor) conforme a vontade do Pai:

1 Coríntios 1:30 - "Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção"

Portanto, tanto o Pai como o Filho são os nossos redentores, não querendo isso dizer que são as mesmas pessoas. Cada um se tornou o nosso redentor de forma diferente. O Pai é o nosso redentor no plano da salvação por ter concedido o Seu perdão ao dar o Seu Filho para morrer em nosso lugar. O Filho passa a ser o nosso redentor ao derramar o Seu sangue na cruz para nos salvar.

Que Deus nos abençoe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Ladrão na Cruz foi para o Céu Após a sua Morte? - Lucas 23:43

As duas vezes que Deus desceu a terra

Jesus trabalhava no Sábado - João 5:17