Jesus chegou a transgredir algum mandamento da Lei de Deus?

Tendo em consideração que a Lei de Deus define o que é pecado (I Jo 3:4; Rm 3:20; Rm 7:7), e sempre foi a transgressão dessa lei que fazia com que Israel sofresse graves consequências, resultando até em caso de morte, o Messias em hipótese alguma poderia chegar perto de transgredir algum dos mandamento da Lei, se não, Ele se tornaria um pecador e consequentemente não poderia ser o nosso Salvador. As Escrituras nos mostram isso, que Ele foi fiel até o fim e não cometeu pecado nenhum. Leiamos:

E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado” - I João 3:5

Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?” - João 8:46

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” - Hebreus 4:15

O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano” - I Pedro 2:22

Ao conversar com os Seus discípulos, Jesus também chegou a afirmar a Sua fidelidade para com o Pai ao obedecer todos os Seus mandamentos. Encontramos essa afirmação dEle no seguinte texto:

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor” - João 15:10

Os Seus discípulos testemunharam que Cristo nunca cometeu pecado nenhum. Conforme apresentei, a Bíblia define pecado como sendo a transgressão da Lei de Deus:

Todo aquele que peca transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei” - I João 3:4

Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado” - Romanos 3:20

Em outras palavras, durante toda a Sua vida terrestre aqui na terra, Jesus nunca chegou a quebrar nenhum mandamento da Lei de Deus. Isso também é confirmado por Jesus ao dizer as seguintes palavras: “eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai” (João 15:10).

Tendo isso em mente, fica fácil compreendermos que Ele foi uma pessoa fiel em todas as questões, e isso inclui também a guarda do quarto mandamento da Lei que refere-se ao Sábado do Sétimo Dia. Ou seja, em momento algum de Sua vida Ele chegou a transgredir esse mandamento, mas o observou fielmente e da forma correta em todos os Seus dias.

Portanto, fica evidente que algumas afirmações que encontramos atualmente dizendo que Jesus veio alterar a Lei, ou chegou até mesmo a quebrar o Sábado, está totalmente incorreta! Ainda que Ele tenha feito curas e milagres em tal dia, tais atitudes não podem ser consideradas como fatores de transgressão desse mandamento. Tal pensamento não está correto e foi esta a conclusão que os judeus que perseguiam a Jesus chegaram na época de Jesus. Leiamos o texto a seguir:

E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” - João 5:16-17

A conclusão que podemos chegar é que tais trabalhos de ajuda humanitária que Cristo exercia não deve ser considerado como transgressão desse mandamento, e que tais ações estão em perfeita harmonia com a vontade de Deus. Portanto, Jesus em nenhum momento chegou a transgredir a Lei de Seu Pai, mas pelo contrário, foi um fiel observador da mesma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Ladrão na Cruz foi para o Céu Após a sua Morte? - Lucas 23:43

As duas vezes que Deus desceu a terra

Jesus trabalhava no Sábado - João 5:17