"Echad", Unidade Composta. Será mesmo? - Deuteronômio 6:4
A doutrina trinitariana ensina que existe um só Deus, composto por 3 pessoas, sendo elas a pessoa do Pai, a do Filho, e a do Espírito Santo. Não são 3 deuses, mas um só. Diante disso, surgem algumas questões de conflito teológico com diversas passagens bíblicas. Uma delas, é o verso de Deuteronômio 6:4, o qual apresenta um conceito oposto ao que é ensinado por esta doutrina.
No estudo de hoje, iremos analisar essa passagem bíblica, e a explicação trinitariana para conciliar esse contraste do conceito trinitariano com tal passagem. Comecemos lendo o verso de Deuteronômio 6:4:
Deuteronômio 6:4 - "Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR"
A passagem acima é a tradução Almeida Corrigida e Fiel. Essa tradução não é tão diferente em relação às outras existentes. Nenhuma tradução é feita ao pé da letra. É necessário que haja algumas adaptações ao decorrer das traduções, de acordo com as regras gramaticais de cada idioma. Também temos a visão dos autores influenciando na tradução. Vejamos como esse texto é apresentado no original hebraico:
Versão Aleppo Codex:
שמע ישראל יהוה אלהינו יהוה אחד(Transliteração: Shemá Israel Adonai (YHWH) Eloheinu Adonai (YHWH) echad)
A tradução literal do verso seria a seguinte:
Deuteronômio 6:4 - "Ouve Israel, YHWH nosso Deus, YHWH é um"
O tetragrama é o nome de Deus. É um nome impronunciável, pois é constituído somente por consoantes. Sua verdadeira pronúncia se perdeu ao decorrer do tempo. Ao decorrer dos séculos, por questões de reverência, o tetragrama foi substituído pela palavra "Adonai", que significa "Senhor". Por este motivo, encontramos a tradução com a palavra "Senhor" sendo utilizada. Mas esse não é ponto principal do nosso estudo. Nesse verso, é dito que "YWHW é um". Isso acaba entrando em conflito com o conceito trinitariano, o qual diz que Deus é três.
A contradição do conceito e o texto bíblico é claro. As Escrituras dizem que Deus é um, mas a doutrina trinitariana ensina que Deus é três. E agora? Como os trinitarianos explicam essa questão? Para eles é simples. Dizem que o hebraico possui duas palavras que podem ser traduzidas como "um". A primeira delas é a palavra "echad" que é utilizada para uma unidade composta. A segunda palavra é "yachid", e é utilizada para referenciar a uma unidade individual e isolada. Diante dessa explicação, argumentam que o texto bíblico utiliza a palavra hebraica "echad", e que na realidade isso não é uma contradição, mas sim uma prova de que Deus é composto. Como assim?
Para entendermos melhor essa questão, vamos apresentar os textos utilizados por aqueles que defendem esse argumento. Deixarei destacado em negrito e cor avermelhada a palavra "echad" nos textos em hebraico, e a sua correspondente na tradução em português. Segue a escrita em hebraico da palavra "echad":
אחד
Com isso em mente, veremos alguns exemplos de passagens bíblicas onde é fundamentado esse conceito, e posteriormente o analisaremos.
Gênesis 1:5 – "E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro"ה ויקרא אלהים לאור יום ולחשך קרא לילה ויהי ערב ויהי בקר יום אחד
No texto acima de Gênesis 1:5, é dito que o "dia um", traduzido como "dia primeiro", foi formado de dois períodos, a "tarde" e a "manhã". A palavra utilizada do hebraico é "echad" (אחד). Aqui, o conceito de "unidade composta" pode ser visto. O dia "um", sendo formado por dois períodos.
Gênesis 2:24 - "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne."כד על כן יעזב איש את אביו ואת אמו ודבק באשתו והיו לבשר אחד
No texto acima de Gênesis 2:24, Deus diz que o homem iria deixar os seus pais, e se apegaria à sua mulher, tornando "ambos uma carne". A palavra "echad" também se encontra nesse verso, e aqui, o conceito de "unidade composta" também pode ser visto. Dois seres se tornando uma só carne. A "carne" está sendo formada por duas pessoas.
Gênesis 11:6 - "E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer"ו ויאמר יהוה הן עם אחד ושפה אחת לכלם וזה החלם לעשות ועתה לא יבצר מהם כל אשר יזמו לעשות
No versículo de Gênesis 11:6, o Senhor diz que o povo "é um" (echad). A palavra "povo" representa a junção de várias pessoas. Essa palavra está associada a composição de "pessoas". Nesse sentido, é visto a "unidade composta".
II Crônicas 30:12 - "E a mão de Deus esteve com Judá, dando-lhes um só coração, para fazerem o mandado do rei e dos príncipes, conforme a palavra do SENHOR"יב גם ביהודה היתה יד האלהים לתת להם לב אחד לעשות מצות המלך והשרים--בדבר יהוה
No texto de 2 Crônicas 30:12, é dito que o Senhor Deus deu "um só coração" para o povo de Judá. A palavra "um" nesse texto, é "echad". Novamente, vemos essa palavra sendo utilizada em um sentido de "unidade composta", pois está sendo aplicada ao "povo de Judá". Várias pessoas, porém, com "um" só coração.
Jeremias 32:39 - "E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles"לט ונתתי להם לב אחד ודרך אחד ליראה אותי כל הימים--לטוב להם ולבניהם אחריהם
O texto de Jeremias 32:39 possui o mesmo sentido também do verso de 2 Crônicas 30:12. Deus daria "um mesmo coração", e "um só caminho" para o Seu povo. A palavra "echad" aparece 2 vezes nesse verso.
Números 13:23 - "Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos"כג ויבאו עד נחל אשכל ויכרתו משם זמורה ואשכול ענבים אחד וישאהו במוט בשנים ומן הרמנים ומן התאנים
Por fim, o verso de Número 13:23. Nesse texto, a palavra "echad" é utilizada para se referir a "um cacho de uvas". É apenas "um" cacho de uvas, mas o cacho é composto por vários gomos de uva, o que o torna algo composto. Por isso, o conceito de "unidade composta" pode ser visto aqui também.
Diante dessas passagens, a interpretação trinitariana explica que a palavra "echad" utilizada em Deuteronômio 6:4 não significa literalmente "um", mas sim, uma "unidade composta". Logo, o texto estaria afirmando que Deus é "um", porém, formado pelas 3 pessoas Pai, Filho e Espírito Santo.
O argumento parece ser convincente. Várias passagens bíblicas são apresentadas onde encontramos esse conceito de "unidade composta". Mas será que realmente essa palavra possui esse significado? Será que realmente existe esse conceito no idioma hebraico?
Para aqueles que não conhecem o hebraico, fica fácil de convencer. A final de contas, se não entendemos do idioma, cremos sobre aquilo que está apresentado, não é assim?! Como conseguiríamos provar se esse argumento é verdadeiro ou não? Existem algumas formas. A primeira delas é procurar alguém que entende do idioma e questioná-lo. De preferência, alguém que não seja influenciado por questões teológicas, se não, a sua explicação será tendenciosa naquilo em que crê. Precisamos dar preferência às pessoas da própria cultura, sendo elas religiosas ou não, podendo até ser professores. A segunda forma de comparar a respeito desse argumento, é procurar em livros e dicionários do idioma. Mas aqui, caímos na dificuldade em encontrarmos um material de confiança. O mesmo também pode ter sido produzido com influência nas crenças de quem o produziu. Com isso, seria necessário pesquisar a respeito do escritor. Uma terceira forma de provarmos sobre esse argumento, é utilizarmos a própria Bíblia. Quanto à esta forma, não cairemos no problema da influência do escritor por conta de suas crenças teológicas, já que estamos indo direto à fonte, a Bíblia Sagrada!
Portanto, seguiremos a terceira proposta. Iremos analisar outras passagens bíblicas onde a palavra "echad" aparece. Se tal argumento da "unidade composta" for verdadeira, logo, esse conceito precisa estar presente em todas as demais passagens. Caso contrário, chegaremos à conclusão de que tal argumento não é verídico, mas sim uma invenção humana para responder uma contradição teológica formulada pelos homens. Vejamos:
Eclesiastes 4:8 - "Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação"ח יש אחד ואין שני גם בן ואח אין לו ואין קץ לכל עמלו--גם עיניו (עינו) לא תשבע עשר ולמי אני עמל ומחסר את נפשי מטובה--גם זה הבל וענין רע הוא
O texto acima de Eclesiastes 4:8 está se referindo à pessoa que é só, e não tem ninguém. Aqui, o verso bíblico usa a palavra "echad". Veja que não existem outras pessoas, mas somente uma. "Há um que é só, e não tem ninguém". É impossível ver aqui o conceito de "unidade composta", pois o texto deixa claro a respeito de uma pessoa sozinha e isolada.
Deuteronômio 17:6 - "Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá"ו על פי שנים עדים או שלשה עדים--יומת המת לא יומת על פי עד אחד
No texto acima de Deuteronômio 17:6, também encontramos a palavra "echad" sendo utilizada. O texto diz que pela boca de duas ou três testemunhas, o testemunho seria válido, porém, se fosse dito somente por "uma só testemunha", o mesmo não poderia ser considerado como válido. A palavra "echad" foi utilizada para se referir à "uma" só pessoa. Aqui, a pessoa está sozinha. Novamente, o conceito de "unidade composta" não é encontrada nesse texto.
I Reis 20:13 - "E eis que um profeta se chegou a Acabe rei de Israel, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Viste toda esta grande multidão? Eis que hoje ta entregarei nas tuas mãos, para que saibas que eu sou o SENHOR"יג והנה נביא אחד נגש אל אחאב מלך ישראל ויאמר כה אמר יהוה הראית את כל ההמון הגדול הזה הנני נתנו בידך היום וידעת כי אני יהוה
No verso de 1 Reis 20:13, a palavra "echad" é utilizada para se referir à "um profeta" que se achegou ao rei Acabe. Não foram dois ou três profetas, mas somente "um" (echad). Também não encontramos o conceito de "unidade composta" nesse verso.
Daniel 8:3 - "E levantei os meus olhos, e vi, e eis que um carneiro estava diante do rio, o qual tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos, mas um era mais alto do que o outro; e o mais alto subiu por último"ג ואשא עיני ואראה והנה איל אחד עמד לפני האבל ולו קרנים והקרנים גבהות והאחת גבהה מן השנית והגבהה עלה באחרנה
O verso de Daniel 8:3 utiliza a palavra "echad" para se referir a "um carneiro" visto em visão pelo profeta. Não foram dois ou três carneiros, mas somente "um" que estava diante do rio. Novamente, o conceito de "unidade composta" não pode ser aplicado aqui.
Daniel 8:13 - "Depois ouvi um santo que falava; e disse a um outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício contínuo, e da transgressão assoladora, para que sejam entregues o santuário e o exército, a fim de serem pisados?"יג ואשמעה אחד קדוש מדבר ויאמר אחד קדוש לפלמוני המדבר עד מתי החזון התמיד והפשע שמם--תת וקדש וצבא מרמס
Quem foi que falou no verso de Daniel 8:13? Foi "um santo que falava" na visão do profeta. A palavra aqui utilizada é "echad". Aqui também não encontramos o conceito de "unidade composta".
Isaías 51:2 - "Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele um só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei"ב הביטו אל אברהם אביכם ואל שרה תחוללכם כי אחד קראתיו ואברכהו וארבהו
Ezequiel 33:24 – "Filho do homem, os moradores destes lugares desertos da terra de Israel falam, dizendo: Abraão era um só, e possuiu esta terra; mas nós somos muitos, esta terra nos foi dada em possessão"כד בן אדם ישבי החרבות האלה על אדמת ישראל אמרים לאמר אחד היה אברהם ויירש את הארץ ואנחנו רבים לנו נתנה הארץ למורשה ס
Ambos os textos acima de Isaías 51:2 e Ezequiel 33:24, utilizam a palavra "um" para se referirem a pessoa de Abraão. É dito que "Abraão era um só", "sendo ele um só". Era Abraão formado por mais de uma pessoa? Certamente que não! O texto bíblico ainda afirma claramente que ele estava só!
Qual conclusão tiramos diante desses outros versos? Será que agora poderíamos afirmar que o carneiro e os anjos da visão, o profeta, ou até mesmo Abraão, são formados por um "unidade composta"? Seriam eles formados por vários seres, conforme alega a doutrina trinitariana à respeito de Deus? Certamente que não!
Os textos foram bem claros e nos mostraram outra versão daquilo que é explicado por meio dos defensores da doutrina trinitariana! Se esse conceito de "unidade composta" na palavra "echad" não foi encontrada em outras passagens bíblicas, logo, esse conceito não é verdadeiro e não passa de uma mentira para justificar um erro teológico! Na realidade, a passagem de Deuteronômio 6:4 é uma afronta direta ao que esta doutrina ensina. Deus deixou bem claro que Ele é "um", mas diante dessa verdade, satanás criou a sua "verdade", e nela passou a ensinar uma doutrina que contradiz à Palavra de Deus!
Veja bem, caro leitor! Deus não precisa de mentiras para defender à Sua Verdade! Quem é chamado de "pai da mentira" é satanás (João 8:44)! Ele criou esse argumento para enganar as pessoas quanto ao texto de Deuteronômio 6:4.
Por outro lado, ainda que não tivéssemos os textos em hebraico para confirmar essa mensagem, a mesma poderia ser confirmada pela contradição do argumento com o que é ensinado em outras passagens. Como por exemplo, as passagens abaixo:
Êxodo 20:2-3 - "Eu sou o YHWH teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim."
Perceba que em Êxodo 20:2-3, YHWH diz que não poderíamos ter outros deuses diante de "mim". Ele não utilizou a palavra "nós" (primeira pessoa do plural), mas sim a palavra "mim" (primeira pessoa do singular). Aqui é visto claramente que somente um é considerado como o Deus YHWH!
João 17:3 - "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste"
Jesus foi bem claro em sua oração ao Pai, ao afirmar que apenas o Pai deveria ser considerado como sendo o "único Deus".
I Coríntios 8:6 - "Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também"
Paulo também foi bem claro ao mostrar que para ele e a igreja primitiva, somente o Pai era considerado como o Deus Soberano.
Concluímos, portanto, que a palavra "echad" no idioma hebraico, não possui um significado exclusivo para ser aplicado a uma "unidade composta". Ela significa literalmente "um", podendo ser utilizada em qualquer situação. O texto de Deuteronômio 6:4, em sua forma original, é bem claro e direto ao afirmar que Deus é "um", o que nos mostra a verdade em relação ao conceito trinitariano. Deus não é uma "unidade composta", mas Ele é apenas "um", sendo Ele a pessoa de YHWH!
Que Deus nos abençoe!
Comentários
Postar um comentário