A Estratégia do Querubim em sua Grande Rebelião - Apocalipse 12:3-4
Atenção: Esse estudo é continuação do seguinte estudo:
O Surgimento da Iniquidade e a Grande Rebelião! Quem era Satanás?
Sugiro a leitura prévia do estudo anterior, até para melhor compreensão do estudo presente, assim como as referência citadas.
Continuação...
Conforme vimos anteriormente, outros anjos seguiram na rebelião desse querubim no céu. Mas por qual causa foi que eles o seguiram? Como foi que esse querubim conseguiu "aliados" em sua rebelião? Leiamos alguns versos do mesmo contexto:
Apocalipse 12:3-4 - "E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra..."
Repare que na visão do profeta João, o "grande dragão vermelho" utilizou-se de sua "cauda" para levar após si a "terça parte das estrelas do céu". Como vimos anteriormente, na linguagem profética, "estrelas" representam "anjos" (Apocalipse 1:20). Portanto, o significado desse visão nos diz que esse querubim utilizou-se de sua "cauda" para levar "após si" a "terça parte" dos anjos do céu! A sua "cauda" fora o instrumento para conseguir cerca de um terço de aliados nessa grande batalha! E qual será o significado da representatividade desse símbolo na profecia bíblica?
Ao procurar ao longo da Bíblia sobre o termo "cauda", encontramos o seguinte verso no livro do profeta Isaías:
Isaías 9:15 - "O ancião e o homem de respeito é a cabeça; e o profeta que ensina a falsidade é a cauda"
Segundo a inspiração, o "homem de respeito" seria considerado como cabeça, mas o "profeta" (mensageiro) que ensinasse a "falsidade" seria considerado como "cauda"!
Homem de Respeito -> CabeçaFalso profeta -> Cauda
Portanto, a expressão "cauda" representa um mensageiro que ensina a falsidade e a mentira! E foi justamente essa arma que o querubim (satanás) utilizou-se para conseguir que outros "anjos" ficassem ao seu lado nessa rebelião no céu. Ele utilizou-se do engano, da falsidade e da mentira para conseguir aliados nessa guerra. Sobre esse comportamento, Jesus afirmou o seguinte ao falar com aqueles que o perseguiam enquanto esteve na terra:
João 8:44 - "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira"
Segundo as palavras de Cristo, o "diabo" foi "homicida desde o princípio" e "não se firmou na verdade". Ele profere "mentira" e só fala do que "lhe é próprio". Ele foi considerado o "pai da mentira". As palavras de Cristo simplesmente confirmam tudo aquilo que temos visto até o momento. O querubim foi criado perfeito por Deus, mas infelizmente "não se firmou na verdade", como o próprio Cristo mencionou. Só não se firma na verdade quem já viveu na verdade! Mas houve um tempo em que o coração desse querubim se corrompeu, e desejou ocupar o trono de Deus. Para isso, ele utilizou-se do engano e da mentira para atingir o seu objetivo. Ele foi o primeiro ser na história do universo que cometeu a primeira "mentira" e "engano". Por isso é chamado de "pai da mentira".
Mas agora, o que nos falta descobrir é sobre o que esse querubim mentiu no céu para conseguir enganar a terça parte dos anjos do céu. Ainda sobre a expressão "cauda", encontramos mais um verso no livro de Deuteronômio:
Deuteronômio 28:13 - "E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir"
O Senhor Deus falou a Moisés que o povo de Israel estaria em posição de "cabeça, e não por cauda" quando "obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus". Ou seja, eles seriam considerados como "cauda" se não atendessem a esse requisito! Seriam considerados como "cauda"" se vivessem na desobediência dos mandamentos de Deus:
Cabeça -> Obediência aos Mandamentos de DeusCauda -> Desobediência aos Mandamentos de Deus
A expressão "cauda" na Bíblia é aplicada ao mensageiro que profere mentiras, e também quando não vive em obediência aos mandamentos de Deus. Só existem essas duas explicações na Bíblia sobre o termo "cauda". Portanto, o engano desse querubim no céu certamente está relacionado com os mandamentos de Deus, ou seja, a Lei de Deus que havia no céu! Sua mensagem de engano certamente estava indo de forma contrária aquilo que Deus havia estabelecido no céu para que os anjos vivessem. Essa ideia também é reforçada com a seguinte análise:
Salmos 119:151 - "Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade"Salmos 119:142 - "A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade"
Tanto os "mandamentos" de Deus, quanto a Sua "lei" são chamados de "verdade" na Bíblia. O oposto de "verdade" é a "mentira"! Logo, a "mentira" está relacionado às coisas que são contrárias aos "mandamentos" e a "lei" de Deus! O querubim no céu proferiu uma mensagem contrária aos mandamentos e a lei de Deus. Ele é o "pai da mentira", ou seja, o "pai da desobediência" aos preceitos divinos!
Mas a Lei de Deus não é constituída somente de mandamentos. Ela também possui um significado mais profundo na Bíblia. Ela é símbolo do Caráter de Deus! Todos os atributos e características citados ao longo da Bíblia sobre a Lei e os Seus mandamentos, também são encontrados em outras passagens que falam sobre o Caráter de Deus. Veja a seguinte tabela, ou acesse o link logo abaixo para maiores informações:
VERSO | DEUS | LEI |
---|---|---|
Perfeito / Perfeita | Mateus 5:48 | Salmos 19:7 |
Santo / Santa | Levíticos 19:2 | Romanos 7:12 |
Espiritual | 1 Coríntios 10:3-4 | Romanos 7:14 |
Luz | 1 João 1:5 | Provérbios 6:23 |
Puro / Pura | 1 João 3:3 | Salmos 19:7-8 |
Justo / Justa | Esdras 9:15 | Romanos 7:12 |
Justiça | Jeremias 23:6 | Salmos 119:172 |
Bom / Boa | Salmos 34:8 | Romanos 7:16 |
Vida | João 14:6 | João 12:50 |
Verdadeiro / Verdadeira | João 3:33 | Neemias 9:13 |
Verdade | João 16:6 | Salmos 119:142 |
E isso nos trás maiores informações ainda sobre o engano que esse querubim proferiu no céu. A mensagem dele estava indo contra a Lei de Deus que havia no céu e também o próprio Caráter de Deus! Foram essas duas coisas que ele simplesmente atacou para tentar derrubar Deus de Seu trono! Ele se tornou um falso mensageiro e começou a falar mal do Caráter de Deus e de Sua Lei!
Agora, gostaria que você considerasse mais o seguinte. Volte naquilo que já estudamos até o presente momento. Qual era a posição e cargo que esse querubim possuía no céu? No primeiro texto que lemos, ele foi considerado como sendo o "querubim da guarda ungido". Vimos também que, pela representatividade da "Arca da Aliança", os 2 querubins ficavam voltados para o centro da Arca, onde Deus se manifestava 1 vez ao ano para o povo de Israel, e que também dentro da Arca estava presente a Lei de Deus escrita em tábuas de pedra. O querubim ocupava a posição "da guarda ungido", pois ele era o escolhido dentre todos os seres angelicais para cuidar dos propósitos de Deus e inclusive da Sua própria Lei!
Para que o seu plano de enganar os demais anjos fosse adiante, ele se aproveitou da posição que ocupava. Dentre todos os seres angelicais existentes, era ele quem estava mais próximo de Deus e era responsável pela Lei de Deus. Certamente, todos os demais anjos confiavam em sua pessoa, pois tinha grandes privilégios no céu. Quando esse querubim passou a proferir sua mensagem de engano e mentira sobre o Caráter de Deus e a Sua Lei, não foi difícil dos anjos acreditarem, pois quem estava levando essa mensagem era justamente alguém que tinha contato com essas duas coisas constantemente! Os dois enganos que proferiu estavam justamente associados com as duas coisas que mais tinha contato, sendo elas o próprio Deus e a Sua lei!
Por meio do estudo da Bíblia, não conseguimos saber quais foram as palavras proferidas nesse grande engano, mas certamente encontramos os dois pontos em questão abordados por ele no céu.
O Engano da Serpente
Felizmente, nem todos os anjos deram créditos ao que esse querubim proferiu. Sua mentira e engano alcançou a "terça parte" dos anjos do céu (Apocalipse 12:3-4), mas certamente deixou dúvidas na mente e no coração dos demais anjos. Eles tiveram que ser expulsos do céu por causa do conflito causado. Se ali permanecessem, seria questão de tempo até que todos os demais anjos fossem levados ao completo engano. Dali, o querubim passou a ser chamado e conhecido por "satanás", e conforme mencionamos anteriormente, tal palavra não é um nome próprio no idioma hebraico, mas possui como significado "inimigo" e "adversário".
Apesar de não ter conseguido o domínio e o trono que almejou no céu, satanás não desistiu de seu plano. Fora expulso do céu, mas ainda havia outros mundos criados que poderia enganar e levar consigo nessa rebelião. A Bíblia não menciona quais outros mundos criados por Deus, satanás tentou enganar os seus habitantes, mas ela relata como o nosso mundo foi afetado por essa rebelião e engano.
Lembre do texto de Ezequiel que lemos sobre o "querubim da guarda ungido"? Naquele momento, não analisamos o local onde ele se encontrava, mas agora iremos entrar nesse detalhe. No texto, lemos o seguinte:
Ezequiel 28:12-13 - "... Assim diz o Senhor Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: ..."
A inspiração profética mencionou que esse querubim "estavas no Éden, jardim de Deus". O Jardim do Éden é apresentado no livro de Gênesis capítulos 2 e 3. Ele foi criado na semana da criação, logo no início em que Deus criou o nosso mundo. Era o habitat do primeiro casal que Deus havia criado em nosso mundo, Adão e Eva. No capítulo 3 do livro de Gênesis, é relatado o momento em que Adão e Eva caíram em tentação e desobedeceram à Deus. Leiamos o relato:
Gênesis 3:1-8 - "Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim"
Deus fora muito bom com o primeiro casal criado. Ele havia criado inúmeras árvores que produzissem diversos frutos para o consumo. Dentre todas as árvores criadas, haviam duas delas que era diferentes das demais. A primeira delas era chamada de "Árvore da Vida", e produzia frutos para que a vida do ser humano fosse prolongada e pudesse viver eternamente. A segunda, foi chamada de "Árvore do conhecimento do bem e do mal", e o seu fruto fora proibido por Deus para consumo. Somente o fruto dessa árvore fora negado por Deus aos seres humanos, pois ela seria o único meio de teste de fidelidade às suas criaturas.
Em um dado momento, surge uma "serpente" diante da mulher, a qual estava andando pelo Jardim e se deixa levar perante à "Árvore do conhecimento do bem e do mal", e lhe diz as seguintes palavras: "É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?" (Gênesis 3). Perceba que a "serpente" inicia uma conversa com a mulher argumentando em cima da ordem dada por Deus. Ela pergunta se eles não poderiam comer de "toda a árvore do jardim". Mas essa não fora a ordem dada por Deus. Ele havia dado as seguintes instruções ao casal:
Gênesis 2:16,17 - "E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás"
Havia uma exceção dada! E dessa árvore fora dito para eles não comerem de seu fruto. A mulher responde com as seguinte palavras à "serpente": "do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais". A mulher cometeu um grande deslize em sua resposta. Ela adicionou uma informação que Deus não havia dito em sua ordem. Deus ordenou que o fruto não poderia ser comido, mas a mulher acrescentou em suas palavras que o fruto não poderia nem ser tocado!
Caso o casal comessem do fruto proibido, a consequência para a desobediência seria penalidade de morte. Ao a mulher adicionar a ideia de que o fruto nem poderia ser tocado, abriu margem ao engano. O texto bíblico não menciona onde a "serpente" estava ao dialogar com a mulher, mas a descreve como sendo "astuta". Nessa brecha cometida pela mulher, não é difícil de se imaginar que a própria "serpente" estivesse na "árvore do conhecimento do bem e do mal", e nesse momento da conversa com a mulher, se aproveitou para tocar no fruto proibido, demonstrando que não havia verdade em suas palavras. Apesar desse detalhe não ser relatado nos versos bíblicos, a serpente responde à mulher com as seguintes palavras: "Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal".
A "serpente" contradisse a ordem dada por Deus, e ainda invetou um motivo pelo qual Deus não queria que o casal comessem daquele fruto. Ela argumento que os olhos de ambos seriam abertos, e seriam "como Deus, sabendo o bem e o mal". No argumento apresentado pela "serpente", levou à mulher a crer que o consumo daquele fruto lhe seria benéfico, apresentando-lhe uma "evolução" de estado de conhecimento. Ela adquiria novos conhecimento, semelhante à Deus. A "serpente" criara um sentimento de desejo no coração da mulher, e com isso, conseguiu levá-la à desobedecer ao Criador.
Nessa argumentação com a "serpente", a mulher foi levada à "desobediência ao mandamento de Deus", e não somente isso, pois o Caráter de Deus também foi colocado como mentiroso e aproveitador nas seguintes palavras: "Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus". A mulher acabou dando mais crédito ao argumento da "serpente" do às palavras de Deus, e com isso, demonstrou ter perdido à confiança em Seu Criador.
Perceba os dois pontos em questão levantado nessa conversa: "desobediência ao mandamento de Deus" e acusação ao "Caráter de Deus". Esses foram os dois pontos também utilizados pelo querubim no céu para enganar os anjos! As mesmas características no engano da serpente estão presentes no engano do querubim! Qual é a relação dessa "serpente" com o anjo querubim? Essa informação também já foi lida (mas não analisada) no texto de Apocalipse 12:7-9, o qual diz:
Apocalipse 12:7-9- "... e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo..."
Um dos títulos que satanás recebe é o de "antiga serpente", e esse título faz todo sentido quando lemos o relato de Gênesis 3! A "serpente" presente na história do Jardim do Éden não fora uma serpente comum. Era na realidade a atuação de satanás para enganar a mulher e envolvê-la em seu engano. Não sabemos se satanás se materializou como serpente, ou se tomou posse de uma serpente para executar sua ação, mas fato é que essa serpente teve a atuação de satanás por de trás "do palco"!
Há muitos que consideram a história de Gênesis 3 como uma história de ficção, ou uma alegoria, justamente por causa da "serpente" falar! Mas ao levantar todas essas informações que temos feito nesse estudo, isso nos mostra quem realmente estava por de trás da fala da serpente. Certamente que as serpentes, assim como qualquer outro animal no Jardim do Éden, não sabiam falar! Mas ao colocar a serpente próxima ao fruto da árvore proibida, e argumentado que o fruto aumentaria o conhecimento da mulher, certamente isso colaborou no processo do engano e na justificativa do "porquê" existir uma serpente que falava com a mulher, já que a mesma "defendia" o consumo desse fruto!
Satanás não somente envolveu a "terça parte" dos anjos do céu em seu engano, mas também envolveu em seu ato de rebelião o nosso planeta. Ele conseguiu fazer com que Adão e Eva comessem do fruto proibido e desobedecessem ao mandamento dado por Deus.
Ao analisarmos a história do povo de Deus e da humanidade, uma coisa sempre ficará evidente: todos sempre foram levados à transgredir os mandamentos de Deus! Considere os seguintes exemplos:
Gênesis 6:11 🡪 Violência
Gênesis 39:7,9 🡪 Adultério
Números 25:1 🡪 Fornicação
Ezequiel 22:26 🡪 Quebra do Sábado
Malaquias 3:8 🡪 Dízimos e ofertas
Jeremias 1:16 🡪 Adoração aos falsos deuses
Daniel 3 🡪 Idolatria e falsa adoração
Atos 5:3 🡪 Mentira
I Coríntios 5:1 🡪 Fornicação
Em todos esses casos e em muitos outros, satanás sempre esteve influenciando a mente humana para seguirem um caminho contrário ao que Deus havia estabelecido. O povo sempre foi levado a viverem uma vida de violência, adultério, fornicação, transgressão ao descanso sabático (sétimo dia da semana), adoração à falsos deuses, idolatria, mentira, etc. Em todos esses casos, sempre houve a quebra de um dos mandamentos da eterna Lei de Deus!
Quem Governa este Mundo?
Adão e Eva foram criados como sendo os representantes do nosso mundo. Tinham sob o seu domínio o controle de todos os animais. Deveriam reinar e cuidar do nosso planeta. Quando eram perfeitos e não havia ainda o pecado em nosso mundo, tudo lhes estavam sujeitos. Havia ordem e domínio sobre toda a criação de Deus. Mas isso se perdeu ao desobedecerem o Criador. Eles perderam a plenitude da glória de Deus, assim como o nosso mundo também perdeu. As bençãos que receberam do Criador, agora deixaram de existir. Perderam o controle sobre o domínio que possuíam. Por conta da desobediência, passaram o governo desse mundo para o controle de satanás, o qual deram crédito por meio das palavras da "serpente".
Desde a queda de Adão e Eva, tanto a raça humana quanto o nosso planeta, sofrem por conta do pecado. A maldade passou a reinar no coração do ser humano. Os animais deixaram de seguir o controle e submissão do homem. A natureza física do homem, dos animais e das plantas sofreram alterações.
O líder da rebelião no céu não conseguiu estabelecer o seu trono no céu (Isaías 14:12-14), mas se tornou o líder e representante do nosso mundo. Findou o seu reinado em nosso planeta. Isso fica evidente com as palavras de Jesus sobre a atual posição de satanás:
João 12:31 - "Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo"João 14:30 - "Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim"João 16:11 - "E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado"Efésios 2:2 - "Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência"
Em diferentes situações, Jesus mencionou satanás como sendo o "príncipe deste mundo". Essas não foram palavras aleatórias de Cristo. Ele realmente sabia qual era o governante desse mundo, e isso ele sabia porque estudava as Escrituras. Sabia que com a queda de Adão e Eva, o governo havia sido passado para as mãos do inimigo. Em dada ocasião, no momento da tentação do deserto, satanás profere as seguintes palavras para Cristo:
Mateus 4:8-9 - "Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares"
Nessas palavras, satanás demonstra que tudo nesse mundo está sobre o seu domínio. Ele tem controle de todas as coisas, e as ofereceu à Cristo, caso lhe prestasse adoração! "Tudo isto te darei", foram as palavras que proferiu ao Filho de Deus! No evangelho de Lucas, encontramos algumas palavras a mais nesse diálogo entre Cristo e satanás. Ele também disse: "porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero" (Lucas 4:6). A quem satanás estava se referindo ao dizer que "a mim me foi entregue"? Com certeza à Adão e a Eva!
Muitos ainda não entendem que o mundo que vivemos está sobre o governo de satanás. É verdade que Deus está no controle de tudo, mas o governo desse mundo não está diretamente sobre às Suas mãos! É satanás quem reina por direito, pois assim conseguiu a posse do governo no momento em que Adão e Eva lhe deram mais credibilidade do que à Deus. Esse triste e terrível mundo que vivemos está sob suas mãos:
1 João 5:19 - "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno"
Não é Deus e nem Cristo que reinam aqui. Jesus mesmo proferiu as seguintes palavras:
João 18:36 - "Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui"
Conforme vimos, satanás não conseguiu estabelecer o seu trono no céu (Isaías 14:12-14), mas conseguiu se tornar o governante desse mundo. Seu trono foi estabelecido aqui na terra. Assim diz o texto bíblico:
Apocalipse 2:13 - "Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás..."
Passamos por muitos problemas e dificuldades nesse mundo, não por culpa de Deus! Há muitos que acusam a Deus pelos problemas que passamos, porém, muitos desses problemas que sofremos estão relacionados à decisões que tomamos e consequências diretas ou indiretas do pecado, originado por satanás!
Apesar de termos esse péssimo governante em nosso mundo, a boa notícia é que um dia Cristo irá restabelecer o seu reinado nessa terra. A nossa redenção foi paga com a morte de Cristo na cruz do Calvário. Quando as Boas novas terminarem de serem proclamadas à todo mundo, Cristo virá nos resgatar e restabelecer o seu governo, dando um fim para sempre na história e rebelião que esse querubim ocasionou! Que você e eu possamos servir à esse grandioso Deus que um dia envio o Seu Filho Unigênito para nos resgatar! Tenha sem em mente que esse governo terrestre um dia passará, assim como aquele que o governa, e um dia será reestabelecido ao Supremo Governador do Universo! Àquele que sempre reinou com Justiça e com Amor!
Que Deus nos abençoe!
Gostei 👍
ResponderExcluir