Os Dias da Criação Foram Literais ou Longas Eras?
Alguns grupos religiosos creem que a o nosso planeta foi criado ao longo de longas eras. Esses grupos religiosos acreditam na criação por Deus, mas não que a mesma tenha sido criada em apenas 7 dias. Mas o que é que a Bíblia nos diz sobre essa questão?
Salmos 90:4 - "Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite"2 Pedro 3:8 - "Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia"
A Descrição dos Dias da Criação
Leiamos a descrição no final de cada dia da criação em Gênesis:
Gênesis 1:5 - "E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro"Gênesis 1:8 - "E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo"Gênesis 1:13 - "E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro"Gênesis 1:19 - "E foi a tarde e a manhã, o dia quarto"Gênesis 1:23 - "E foi a tarde e a manhã, o dia quinto"Gênesis 1:31 - "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto"Gênesis 2:1-3 - "Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera"
Perceba que em cada dia foi usado a expressão "tarde e a manhã", uma clara referência na duração de cada dia criado, isto é, um período de "tarde" e mais um período de "manhã". Só por isso, já seria o suficiente para esclarecer esse assunto, pois é evidente que uma "tarde e a manhã" é justamente o período de duração de um dia literal, e não de longas eras.
A Palavra em Hebraico "Yom"
Além disso, encontramos a expressão "dia primeiro", "dia segundo", "dia terceiro", etc. Em cada um desses textos, a palavra "dia" utilizada no hebraico é a palavra "yom", a qual sempre que é seguida por outra palavra da classe gramatical numeral, acaba recebendo um significado literal, conforme podemos confirmar nos textos em hebraico:
Gênesis 1:5 - "ה ויקרא אלהים לאור יום ולחשך קרא לילה ויהי ערב ויהי בקר יום אחד"Gênesis 1:8 - "ח ויקרא אלהים לרקיע שמים ויהי ערב ויהי בקר יום שני"Gênesis 1:13 - "יג ויהי ערב ויהי בקר יום שלישי"Gênesis 1:19 - "יט ויהי ערב ויהי בקר יום רביעי"Gênesis 1:23 - "כג ויהי ערב ויהי בקר יום חמישי"Gênesis 1:31 - "לא וירא אלהים את כל אשר עשה והנה טוב מאד ויהי ערב ויהי בקר יום הששי"Gênesis 2:3 - "ג ויברך אלהים את יום השביעי ויקדש אתו כי בו שבת מכל מלאכתו אשר ברא אלהים לעשות"
יום = dia
אחד = 1
שני = 2
שלישי = 3
רביעי = 4
חמישי = 5
הששי = 6
השביעי = 7
O livro de Gênesis é claro em relação ao tempo da criação do nosso planeta. Deus levou apenas 7 dias para criá-lo, e não longas eras conforme alguns defendem. A ideia de que a criação levou longas eras para ser criada começou a ser reforçada após a utilização do Carbono 14, método pelo qual os cientistas veem datando a existência de fósseis, vegetais, rochas e outros objetos. O problema é que tal método não é preciso, e o resultado da análise pode sofrer alterações de acordo com outros fatores presentes no objeto analisado, apresentando um período fora da realidade.
A ciência é muito importante para a nossa vida e o nosso desenvolvimento como seres humanos. Os estudos científicos são extremamente importantes, e o método proposto para análise e conclusão de resultados é muito bom! Porém, devemos sempre ter em mente que o conhecimento da ciência é progressivo e não absoluto! Muitas coisas que já foram tomadas como verdades há décadas atrás, tiveram que ser repensadas após fatores terem sido descobertos em tempos posteriores.
O Período da Criação no Quarto Mandamento da Lei de Deus
Sobre a questão dos dias da criação ser literal ou longas eras, é bom levarmos em consideração o quarto mandamento da Lei de Deus, o qual está escrito:
Êxodo 20:8-11 - "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou"
Repare que o 4° mandamento da Lei de Deus ordena o descanso e a santificação do Sétimo dia da semana para os seres humanos. Ao decorrer desse dia, o povo de Deus não deve exercer nenhuma obra de trabalho. A explicação desse mandamento é apresentada logo no final, onde nos relembra de que o Senhor Deus criou o mundo em 6 dias, e no sétimo descansou e o abençoou!
O 4° mandamento esclarece a questão levantada. O próprio Deus deixou evidente em Sua Lei que o mundo foi criado em apenas 6 dias, e no sétimo dia Ele descansou, abençoou e santificou tal dia. Se assim não tivesse sido, a guarda do Sábado seria incoerente, pois como observaríamos um dia de descanso, sendo que na realidade ele representa um período de longas eras (conforme tais grupos religiosos querem defender)?!
Você percebe que ao observarmos o Sábado conforme o mandamento do Senhor, estamos sendo coerentes com o relato bíblico da criação, e consequentemente somos guardados de crenças errôneas sobre o período da criação em Gênesis?
O 4° mandamento da Lei de Deus é uma forte prova de que a criação ocorreu em poucos dias, e não em longas eras!
Além do mais, o salmista deixa claro que a criação do Senhor foi feita de forma rápida, por meio de Sua Palavra, Ele falou e tudo passou a existir:
"Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles. ... Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir" - Salmos 33:6,9
Portanto, podemos concluir que a Bíblia não dá base para a crença de longas eras para o nosso planeta, mas sim que ele foi criado em apenas 7 dias.
Que Deus nos abençoe!
Muito esclarecedor. Obrigado!
ResponderExcluir