Estudo Bíblico: O Dia do Juízo
Estudo Bíblico:
O Dia do Juízo
"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Deus, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal" - 2 Coríntios 5:10
"Porquanto tem determinado um dia em que, com justiça, há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos" - Atos 17:31
"Porquanto tem determinado um dia em que, com justiça, há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos" - Atos 17:31
O Anúncio de um Juízo Vindouro
1. Que certeza temos de que haverá um julgamento?Atos 17:30-31 - "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos"
Comentário: Deus nos dá a certeza que um dia o nosso mundo será julgado pelo fato de Jesus ter sido vitorioso quando veio a esta terra e ter sido ressuscitado dentre os mortos. Por meio de Sua morte, Cristo concedeu a todos a oportunidade de se arrependerem de seus pecados. O convite de arrependimento é feito para todos, pois a Sua salvação está disponibilizada a todos que quiserem possuí-la.
2. Estava o juízo ainda no futuro, ao tempo de Paulo?
Atos 24:25 - "E, tratando ele da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro, Félix, espavorido, respondeu: Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei"
Comentário: Na conversa com Félix, o apóstolo Paulo anunciou que um dia Deus traria o juízo a este mundo. Ele chamou de "juízo vindouro", deixando a entender que o mesmo ainda não tinha ocorrido. O relato dessa história nos mostra que Félix ficou surpreso em saber que um dia Deus julgaria este mundo, e temeu por este evento, pois ele não vivia uma vida reta diante de Deus.
3. Quantas pessoas deverão enfrentar o juízo?
Eclesiastes 3:17 - "Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra"
2 Coríntios 5:10 - "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Deus, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal"
Comentário: Quando Deus julgar o nosso mundo, não o realizará somente para um grupo de pessoas. Todos serão julgados, sem exceção. Nesse julgamento estarão incluídos tanto aqueles que receberam a justiça de Cristo, bem como os ímpios. Também serão julgados aqueles que já morreram, pois Deus julgará todas as pessoas que já viveram desde a criação do mundo. Ninguém será deixado de lado, pois como anunciou o apóstolo Paulo, "todos devemos comparecer ante o tribunal de Deus".
4. O que Deus julgará de todos os homens?
Eclesiastes 12:14 - "Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau"
Comentário: Deus irá julgar a vida de todos os seres humanos. Todos os feitos realizados pelas pessoas serão investigados diante de Deus. Muitas vezes praticamos atos escondidos diante dos homens, mas esses mesmos atos não são passados despercebidos diante de Deus. Cada ato que praticamos, ou cada pensamento que possuímos, quer seja bom ou mal, será levado em consideração no julgamento divino.
Os Registros no Céu
5. Que visão da cena do juízo foi concedida a Daniel?Daniel 7:9-10 - "Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um Ancião de Dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros"
Comentário: O profeta Daniel teve a oportunidade de receber uma visão referente ao início do juízo. Em sua visão, ele viu a Deus, o Ancião de Dias, se assentando em Seu trono. Juntamente com Ele estavam presentes incontáveis anjos, todos eles ao Seu redor. Além dessas descrições, o profeta Daniel também viu diversos livros sendo abertos diante de todos. Esses livros são a base do julgamento realizado pelo grande Juiz.
6. Que utensílio é utilizado no céu para registro de nossas obras?
Malaquias 3:16 - "Então aqueles que temeram ao Senhor falaram frequentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome"
Apocalipse 20:12 - "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras"
Comentário: Conforme o profeta Malaquias anunciou, as obras realizadas pelas pessoas se tornam um memorial escrito diante de Deus, e onde esses relatos são escritos? Segundo o texto de Apocalipse 20:12, os mortos serão julgados pelas coisas que estavam "escritas nos livros, segundo as suas obras", ou seja, os livros que foram abertos diante do Ancião de Dias (Daniel 7:10) são os relatos de todos os pensamentos e ações realizadas pelos seres humanos.
7. Que tipo de obras são anotadas nesses livros?
Neemias 13:14 - "Por isto, Deus meu, lembra-te de mim; e não risques as beneficências que eu fiz à casa do meu Deus e às suas guardas"
Salmos 56:8 - "Tu contaste as minhas vagueações: põe as minhas lágrimas no teu odre: não estão elas no teu livro?"
Mateus 12:36-37 – "Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado"
Comentário: Todos os atos, pensamentos e ações realizados pelos seres humanos são registrados nos livros celestiais. Muitas pessoas pensam que por não cometerem atos pecaminosos diante de Deus, estarão isentos de culpas, mas ignoram que até mesmo as nossas palavras ofensivas ou os nossos pensamentos estarão sendo considerados diante de Deus.
8. Por qual motivo somos incentivados a nos alegrarmos?
Lucas 10:20 - "Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos nos céus"
Comentário: Jesus nos diz para nos alegrarmos pelo fato do nosso nome estar escrito nos livros dos céus. Isso quer dizer que se o nosso nome estiver escrito nos céus, é porque estamos em paz com Deus e recebemos o perdão de nossos pecados pelos méritos de Cristo. Não haverá condenação para quem estiver com o nome escrito nos céus.
9. O nome daqueles que cooperam com Deus estão escritos em qual livro no céu?
Filipenses 4:3 - "E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida"
Comentário: Existem diversos livros de registros no céu. Como vimos, existem aqueles onde as nossas obras são escritas para serem utilizadas durante o julgamento. Existe outro livro chamado na Bíblia de "livro da vida". É nesse livro onde o nome das pessoas que permanecerem salvas estarão escritos. Todos aqueles que receberem o perdão por Cristo, terão os seus nomes inscritos neste livro.
10. Por que Deus removerá o nome de algumas pessoas do livro da vida?
Êxodo 32:33 - "Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro"
Comentário: Muitas pessoas acreditam fielmente que, depois de ter aceitado a salvação em Cristo Jesus, elas nunca mais podem perdê-la, ainda que continuem praticando certos pecados, mesmo que estes sejam pequenos aos seus olhos. Porém, como podemos ver no texto acima, o próprio Deus anunciou a Moisés que riscaria de seu livro todo aquele que pecassem contra Ele. De certo, Deus está se referindo aos pecados cometidos intencionalmente e que não seguem ao arrependimento. Existe a possibilidade dos nossos nomes serem removidos do livro da vida. Uma vida reta e justa é requerida aos olhos de Deus.
11. O que é preciso ser feito para que o nosso nome não seja riscado do livro da vida?
Apocalipse 3:5 - "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos"
Marcos 8:38 - "Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos"
Comentário: Obediência perfeita é requerida de todos os professos seguidores de Cristo. Não devemos renunciar ao nosso Salvador, nem mesmo as Suas palavras (ensinamentos). Uma obra é necessária a todos os cristãos, sendo ela uma vida vitoriosa como Cristo obteve quando viveu nessa terra. Isto só é possível quando dependemos inteiramente do poder de Deus.
12. No final, apenas os nomes de quem permanecerão no livro da vida?
Salmos 69:28 - "Sejam riscados do livro da vida e não sejam inscritos com os justos"
Comentário: Apenas aqueles que forem considerados justos diante de Deus, pelos méritos de Cristo, é que permanecerão com os seus nomes escritos no livro da vida. Todos os que não viverem uma vida de justiça, terão os seus nomes riscados desse livro.
Daniel 7:9-10 - "Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um Ancião de Dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros"
Comentário: O juízo que ocorre no céu é iniciado pelo Ancião de Dias, título o qual é aplicado a Deus, o Pai.
14. Quem serve a Deus e demonstra interesse no juízo celestial?
Daniel 7:10 - "Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros"
Apocalipse 5:11 - "E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares"
Comentário: Incontáveis anjos que estão presentes no juízo. Essa descrição nos mostra como os anjos estão interessados no julgamento que está ocorrendo.
15. Quem é conduzido então perante o Pai?
Daniel 7:13 - "Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele"
Comentário: Muitas pessoas já se enganaram quanto a quem Aquele que irá julgar os seres humanos, pensando que o Ancião de Dias mencionado no verso 9 refere-se a Jesus Cristo. Porém, ao lermos a continuação da visão, percebemos que Daniel viu Alguém como o Filho do Homem se aproximando do grande juiz. Sabemos que este Filho do Homem nada mais é do que o próprio Senhor Jesus Cristo, o qual desempenhará uma função fundamental ao decorrer do julgamento da raça humana.
16. Que função Jesus executa no tribunal divino diante do Juiz?
1 João 2:1 – "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo"
Comentário: Pelo fato de Jesus ter se feito carne, vivendo uma vida em nossa semelhança, dando a Sua vida em nosso lugar, e assumido a obra da expiação dos nossos pecados, Ele é o único digno que pode nos representar diante do Pai. Ele é aquele que conhece as nossas fraquezas e as nossas lutas contra o pecado. Por estes motivos, Ele atua como o nosso advogado no tribunal divino. Por meio de Seus méritos Ele defenderá todo pecador que se arrependeu e foi convertido ao caminho da justiça novamente.
17. Na qualidade de advogado de Seu povo, o que confessa Cristo perante o Pai e Seus anjos?
Mateus 10:32 - "Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus"
Daniel 7:14 - "E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído"
Comentário: Após o término do julgamento feito por Deus, Cristo e os anjos, então o domínio e o reino serão concedidos à Cristo. O reino não será dado a Cristo antes que o julgamento de todos os seres humanos seja realizado.
19. Que título terá Cristo quando vier pela segunda vez?
Apocalipse 19:16 - "E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores"
Comentário: Somente após a finalização do julgamento da humanidade, é que Cristo receberá o domínio de seu reinado. Por esta ocasião, Ele retornará à essa Terra para dar início ao estabelecimento de seu reino. Ele não virá como na primeira vez, a qual veio com o propósito salvífico, mas virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores!
20. Que fará Ele a cada pessoa?
Mateus 16:27 - "Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras"
Apocalipse 22:12 - "E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra"
Comentário: Na volta de Jesus, o Tribunal Divino já terá sido finalizado! Todas as decisões já terão sido tomadas! O julgamento acabou, e não haverá mais conversão! Nesse momento, somente os justos salvos receberão o seu galardão. Somente àqueles que estiverem com os nomes escritos no Livro da Vida é que receberão a salvação. A punição dos ímpios ainda não será dada, pois esta ocorrerá em outro momento, a qual veremos a seguir neste estudo.
21. Quantos mortos ressuscitarão?
João 5:28-29 - "Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação"
Atos 24:15 - "Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos"
Comentário: Os justos vivos verão a Cristo voltar, e receberão os seus galardões. Nesse momento, os justos mortos serão ressuscitados para também receberem a salvação. Nesse momento, todos os justos serão ressuscitados, sem exceção! Os ímpios mortos não serão ressuscitados nesse momento, mas somente após a segunda fase do juízo. Todos serão ressuscitados, sem exceção! Primeiramente os justos, e posteriormente os ímpios e descrentes.
22. Que tempo haverá entre as duas ressurreições?
Apocalipse 20:4-5 - "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição"
Comentário: A segunda ressurreição acontecerá após mil anos da volta de Jesus, ou o tão conhecido "milênio". Nesse momento, todos os ímpios também serão ressuscitados. Não antes do milênio terminar, mas somente após esse período.
23. Aonde levará Cristo então a Seu povo?
João 14:2-3 - "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também"
Comentário: O estabelecimento do reino de Jesus se inicia em seu retorno à esta Terra, mas Ele não retornará para ficar nesta Terra. O seu retorno será para levar todos os santos salvos para as moradas celestiais, até que a segunda fase do juízo termine.
Daniel 7:21-22 - "Eu olhava, e eis que este chifre fazia guerra contra os santos, e prevaleceu contra eles. Até que veio o ancião de dias, e fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino"
Comentário: Como vimos anteriormente, todos os justos salvos serão ressuscitados e receberão o reino de Jesus em sua vinda.
25. Que obra será designada aos santos fazerem durante o reinado de Jesus? Por quanto tempo se empenharão os santos nessa obra do juízo?
Apocalipse 20:4 - "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos"
Comentário: Durante o reinado de Jesus nos mil anos, ou "milênio", os justos salvos desempenharão um papel muito importante durante esse tempo. Os justos receberão o "poder de julgar"! Mas o que irão julgar se o julgamento da raça humana já aconteceu antes da volta de Jesus? A salvação e condenação já está decidida nesse momento. Não terá mais o que ser julgado! Pelo menos, não em relação à salvação das pessoas.
26. Quem será julgado pelos santos?
1 Coríntios 6:2-3 - "Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?"
Comentário: Paulo explica que os justos hão de julgar o mundo, e não somente o mundo, mas também aos anjos! Lembre-se que vimos que até então, os ímpios e perdidos ainda não foram ressuscitados. Eles simplesmente não receberam a salvação. A sua condenação ainda não foi dada. Antes que ocorra, Deus dará a oportunidade para que todos entendam o caso de cada ser humano que não foi salvo. Nesse momento, os justos salvos poderão analisar cada registro nos livros do céu que foram anotados pelos anjos da vida de cada pessoa. Todas as ações justas e injustas estarão ali anotadas e serão testemunhas para o universo de que Deus é justo em Seu juízo. Ninguém será condenado injustamente, pois Deus é bom e misericordioso com todos os que O procuram! Mas além dos não salvos serem julgados pelos salvos, os anjos rebeldes também serão julgados. Nessa época, entenderemos toda a rebelião que aconteceu no céu antes de Adão e Eva terem sido enganados no Jardim do Éden pelo anjo rebelde. Os justos também hão de "julgar os anjos"!
João 5:26-27 - "Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem"
Comentário: Jesus afirmou que a execução do juízo será entregue a Ele porque ele é o Filho do homem. Seu Pai será o juiz nesse julgamento, pois a Lei transgredida foi escrita por Ele. Jesus assumiu o papel de Advogado da raça humana, pois deu a Sua vida em prol da nossa salvação. Ao fazer isso, teve que tomar para si a natureza humana, e se tornou como um de nós. Foi feito carne, e se tornou humano. Ficou responsável pela salvação e condenação, pois se tornou o nosso representante.
28. Após os mil anos, o que satanás fará com os não salvos que forem ressuscitados?
Apocalipse 20:7-8 - "E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha"
29. Em que momento Deus efetuará o Seu juízo sobre os ímpios ressuscitados?
Apocalipse 20:9 - "E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou"
Comentário: A condenação dos ímpios se dará no momento em que satanás levá-los a atacar a cidade santa. Nesse momento, Deus descerá fogo dos céus para consumir pecado e pecador. Este será o lago de fogo, o dia do juízo para satanás e os ímpios!
30. Quem mais será lançado no lago de fogo?
Apocalipse 20:10 - "E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo..."
Apocalipse 20:15 - "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo"
Comentário: Satanás e os seus anjos também receberão a sua condenação neste momento. Todos aqueles que rejeitaram a salvação de Cristo, receberão a punição que preferiram.
31. Quando a morte deixará de existir?
1 Coríntios 15:26 - "Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte"
Apocalipse 20:14 - "E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte"
Comentário: Com o fim de satanás e dos ímpios, suas mortes serão as últimas na história desse universo. Após a consumação de suas vidas no lago de fogo, a morte não mais existirá! Os salvos viverão eternamente com o grande Criador.
"O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor" - O Grande Conflito, pág. 678
Malaquias 3:16 - "Então aqueles que temeram ao Senhor falaram frequentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome"
Apocalipse 20:12 - "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras"
Comentário: Conforme o profeta Malaquias anunciou, as obras realizadas pelas pessoas se tornam um memorial escrito diante de Deus, e onde esses relatos são escritos? Segundo o texto de Apocalipse 20:12, os mortos serão julgados pelas coisas que estavam "escritas nos livros, segundo as suas obras", ou seja, os livros que foram abertos diante do Ancião de Dias (Daniel 7:10) são os relatos de todos os pensamentos e ações realizadas pelos seres humanos.
7. Que tipo de obras são anotadas nesses livros?
Neemias 13:14 - "Por isto, Deus meu, lembra-te de mim; e não risques as beneficências que eu fiz à casa do meu Deus e às suas guardas"
Salmos 56:8 - "Tu contaste as minhas vagueações: põe as minhas lágrimas no teu odre: não estão elas no teu livro?"
Mateus 12:36-37 – "Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado"
Comentário: Todos os atos, pensamentos e ações realizados pelos seres humanos são registrados nos livros celestiais. Muitas pessoas pensam que por não cometerem atos pecaminosos diante de Deus, estarão isentos de culpas, mas ignoram que até mesmo as nossas palavras ofensivas ou os nossos pensamentos estarão sendo considerados diante de Deus.
8. Por qual motivo somos incentivados a nos alegrarmos?
Lucas 10:20 - "Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos nos céus"
Comentário: Jesus nos diz para nos alegrarmos pelo fato do nosso nome estar escrito nos livros dos céus. Isso quer dizer que se o nosso nome estiver escrito nos céus, é porque estamos em paz com Deus e recebemos o perdão de nossos pecados pelos méritos de Cristo. Não haverá condenação para quem estiver com o nome escrito nos céus.
9. O nome daqueles que cooperam com Deus estão escritos em qual livro no céu?
Filipenses 4:3 - "E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida"
Comentário: Existem diversos livros de registros no céu. Como vimos, existem aqueles onde as nossas obras são escritas para serem utilizadas durante o julgamento. Existe outro livro chamado na Bíblia de "livro da vida". É nesse livro onde o nome das pessoas que permanecerem salvas estarão escritos. Todos aqueles que receberem o perdão por Cristo, terão os seus nomes inscritos neste livro.
10. Por que Deus removerá o nome de algumas pessoas do livro da vida?
Êxodo 32:33 - "Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro"
Comentário: Muitas pessoas acreditam fielmente que, depois de ter aceitado a salvação em Cristo Jesus, elas nunca mais podem perdê-la, ainda que continuem praticando certos pecados, mesmo que estes sejam pequenos aos seus olhos. Porém, como podemos ver no texto acima, o próprio Deus anunciou a Moisés que riscaria de seu livro todo aquele que pecassem contra Ele. De certo, Deus está se referindo aos pecados cometidos intencionalmente e que não seguem ao arrependimento. Existe a possibilidade dos nossos nomes serem removidos do livro da vida. Uma vida reta e justa é requerida aos olhos de Deus.
11. O que é preciso ser feito para que o nosso nome não seja riscado do livro da vida?
Apocalipse 3:5 - "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos"
Marcos 8:38 - "Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos"
Comentário: Obediência perfeita é requerida de todos os professos seguidores de Cristo. Não devemos renunciar ao nosso Salvador, nem mesmo as Suas palavras (ensinamentos). Uma obra é necessária a todos os cristãos, sendo ela uma vida vitoriosa como Cristo obteve quando viveu nessa terra. Isto só é possível quando dependemos inteiramente do poder de Deus.
12. No final, apenas os nomes de quem permanecerão no livro da vida?
Salmos 69:28 - "Sejam riscados do livro da vida e não sejam inscritos com os justos"
Comentário: Apenas aqueles que forem considerados justos diante de Deus, pelos méritos de Cristo, é que permanecerão com os seus nomes escritos no livro da vida. Todos os que não viverem uma vida de justiça, terão os seus nomes riscados desse livro.
O Tribunal Divino
13. Quem inicia e dirige o juízo?Daniel 7:9-10 - "Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um Ancião de Dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros"
Comentário: O juízo que ocorre no céu é iniciado pelo Ancião de Dias, título o qual é aplicado a Deus, o Pai.
14. Quem serve a Deus e demonstra interesse no juízo celestial?
Daniel 7:10 - "Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros"
Apocalipse 5:11 - "E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares"
Comentário: Incontáveis anjos que estão presentes no juízo. Essa descrição nos mostra como os anjos estão interessados no julgamento que está ocorrendo.
15. Quem é conduzido então perante o Pai?
Daniel 7:13 - "Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele"
Comentário: Muitas pessoas já se enganaram quanto a quem Aquele que irá julgar os seres humanos, pensando que o Ancião de Dias mencionado no verso 9 refere-se a Jesus Cristo. Porém, ao lermos a continuação da visão, percebemos que Daniel viu Alguém como o Filho do Homem se aproximando do grande juiz. Sabemos que este Filho do Homem nada mais é do que o próprio Senhor Jesus Cristo, o qual desempenhará uma função fundamental ao decorrer do julgamento da raça humana.
16. Que função Jesus executa no tribunal divino diante do Juiz?
1 João 2:1 – "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo"
Comentário: Pelo fato de Jesus ter se feito carne, vivendo uma vida em nossa semelhança, dando a Sua vida em nosso lugar, e assumido a obra da expiação dos nossos pecados, Ele é o único digno que pode nos representar diante do Pai. Ele é aquele que conhece as nossas fraquezas e as nossas lutas contra o pecado. Por estes motivos, Ele atua como o nosso advogado no tribunal divino. Por meio de Seus méritos Ele defenderá todo pecador que se arrependeu e foi convertido ao caminho da justiça novamente.
17. Na qualidade de advogado de Seu povo, o que confessa Cristo perante o Pai e Seus anjos?
Mateus 10:32 - "Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus"
A Volta de Jesus
18. Depois de terem sido determinados os súditos do reino, o que é dado a Cristo?Daniel 7:14 - "E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído"
Comentário: Após o término do julgamento feito por Deus, Cristo e os anjos, então o domínio e o reino serão concedidos à Cristo. O reino não será dado a Cristo antes que o julgamento de todos os seres humanos seja realizado.
19. Que título terá Cristo quando vier pela segunda vez?
Apocalipse 19:16 - "E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores"
Comentário: Somente após a finalização do julgamento da humanidade, é que Cristo receberá o domínio de seu reinado. Por esta ocasião, Ele retornará à essa Terra para dar início ao estabelecimento de seu reino. Ele não virá como na primeira vez, a qual veio com o propósito salvífico, mas virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores!
20. Que fará Ele a cada pessoa?
Mateus 16:27 - "Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras"
Apocalipse 22:12 - "E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra"
Comentário: Na volta de Jesus, o Tribunal Divino já terá sido finalizado! Todas as decisões já terão sido tomadas! O julgamento acabou, e não haverá mais conversão! Nesse momento, somente os justos salvos receberão o seu galardão. Somente àqueles que estiverem com os nomes escritos no Livro da Vida é que receberão a salvação. A punição dos ímpios ainda não será dada, pois esta ocorrerá em outro momento, a qual veremos a seguir neste estudo.
21. Quantos mortos ressuscitarão?
João 5:28-29 - "Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação"
Atos 24:15 - "Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos"
Comentário: Os justos vivos verão a Cristo voltar, e receberão os seus galardões. Nesse momento, os justos mortos serão ressuscitados para também receberem a salvação. Nesse momento, todos os justos serão ressuscitados, sem exceção! Os ímpios mortos não serão ressuscitados nesse momento, mas somente após a segunda fase do juízo. Todos serão ressuscitados, sem exceção! Primeiramente os justos, e posteriormente os ímpios e descrentes.
22. Que tempo haverá entre as duas ressurreições?
Apocalipse 20:4-5 - "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição"
Comentário: A segunda ressurreição acontecerá após mil anos da volta de Jesus, ou o tão conhecido "milênio". Nesse momento, todos os ímpios também serão ressuscitados. Não antes do milênio terminar, mas somente após esse período.
23. Aonde levará Cristo então a Seu povo?
João 14:2-3 - "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também"
Comentário: O estabelecimento do reino de Jesus se inicia em seu retorno à esta Terra, mas Ele não retornará para ficar nesta Terra. O seu retorno será para levar todos os santos salvos para as moradas celestiais, até que a segunda fase do juízo termine.
Comprovação da Justiça de Deus
24. O que os santos possuirão após o retorno de Jesus?Daniel 7:21-22 - "Eu olhava, e eis que este chifre fazia guerra contra os santos, e prevaleceu contra eles. Até que veio o ancião de dias, e fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino"
Comentário: Como vimos anteriormente, todos os justos salvos serão ressuscitados e receberão o reino de Jesus em sua vinda.
25. Que obra será designada aos santos fazerem durante o reinado de Jesus? Por quanto tempo se empenharão os santos nessa obra do juízo?
Apocalipse 20:4 - "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos"
Comentário: Durante o reinado de Jesus nos mil anos, ou "milênio", os justos salvos desempenharão um papel muito importante durante esse tempo. Os justos receberão o "poder de julgar"! Mas o que irão julgar se o julgamento da raça humana já aconteceu antes da volta de Jesus? A salvação e condenação já está decidida nesse momento. Não terá mais o que ser julgado! Pelo menos, não em relação à salvação das pessoas.
26. Quem será julgado pelos santos?
1 Coríntios 6:2-3 - "Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?"
Comentário: Paulo explica que os justos hão de julgar o mundo, e não somente o mundo, mas também aos anjos! Lembre-se que vimos que até então, os ímpios e perdidos ainda não foram ressuscitados. Eles simplesmente não receberam a salvação. A sua condenação ainda não foi dada. Antes que ocorra, Deus dará a oportunidade para que todos entendam o caso de cada ser humano que não foi salvo. Nesse momento, os justos salvos poderão analisar cada registro nos livros do céu que foram anotados pelos anjos da vida de cada pessoa. Todas as ações justas e injustas estarão ali anotadas e serão testemunhas para o universo de que Deus é justo em Seu juízo. Ninguém será condenado injustamente, pois Deus é bom e misericordioso com todos os que O procuram! Mas além dos não salvos serem julgados pelos salvos, os anjos rebeldes também serão julgados. Nessa época, entenderemos toda a rebelião que aconteceu no céu antes de Adão e Eva terem sido enganados no Jardim do Éden pelo anjo rebelde. Os justos também hão de "julgar os anjos"!
A Execução do Juízo
27. Por que a execução do juízo será entregue a Cristo?João 5:26-27 - "Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem"
Comentário: Jesus afirmou que a execução do juízo será entregue a Ele porque ele é o Filho do homem. Seu Pai será o juiz nesse julgamento, pois a Lei transgredida foi escrita por Ele. Jesus assumiu o papel de Advogado da raça humana, pois deu a Sua vida em prol da nossa salvação. Ao fazer isso, teve que tomar para si a natureza humana, e se tornou como um de nós. Foi feito carne, e se tornou humano. Ficou responsável pela salvação e condenação, pois se tornou o nosso representante.
28. Após os mil anos, o que satanás fará com os não salvos que forem ressuscitados?
Apocalipse 20:7-8 - "E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha"
29. Em que momento Deus efetuará o Seu juízo sobre os ímpios ressuscitados?
Apocalipse 20:9 - "E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou"
Comentário: A condenação dos ímpios se dará no momento em que satanás levá-los a atacar a cidade santa. Nesse momento, Deus descerá fogo dos céus para consumir pecado e pecador. Este será o lago de fogo, o dia do juízo para satanás e os ímpios!
30. Quem mais será lançado no lago de fogo?
Apocalipse 20:10 - "E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo..."
Apocalipse 20:15 - "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo"
Comentário: Satanás e os seus anjos também receberão a sua condenação neste momento. Todos aqueles que rejeitaram a salvação de Cristo, receberão a punição que preferiram.
31. Quando a morte deixará de existir?
1 Coríntios 15:26 - "Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte"
Apocalipse 20:14 - "E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte"
Comentário: Com o fim de satanás e dos ímpios, suas mortes serão as últimas na história desse universo. Após a consumação de suas vidas no lago de fogo, a morte não mais existirá! Os salvos viverão eternamente com o grande Criador.
"O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor" - O Grande Conflito, pág. 678
Compare Romanos 14:10 com 2:12-13 e Eclesiastes 12:13-14. Site: www.cvvnet.org; escolha Estudos. E-mail: iasdms34@gmail.com ou fever23@gmail.com
ResponderExcluir