Jesus trabalhava no Sábado - João 5:17

João 5:17 - "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também"

O versículo acima tem sido um pouco polêmico para algumas pessoas. Uns afirmam que Jesus estava mostrando que na nova aliança a guarda do Sábado não estaria mais em vigor, e portanto, seria permitido trabalhar nesse dia. Com base nesse texto, tais pessoas têm argumentado que Jesus fez no dia de Sábado o que não era permitido pela Lei, já que o mandamento dizia "Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra" (Êxodo 20:9-10).

Para sabermos se de fato é isso que Jesus estava querendo mostrar, é necessário termos o contexto em mente. O que aconteceu nos versos antecessores à esta passagem? Leiamos os versos principais da história descrita no contexto acima:

João 5:8-11 - "Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito. Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda"

Ao lermos o contexto dos versículos suprimidos, podemos perceber que esse homem era paralítico, pois estava deitado e necessitava que as pessoas o levassem até o tanque para ser curado de sua enfermidade, conforme a crença da época. O texto mencionado acima mostra que Jesus apareceu diante desse homem e realizou a cura de sua enfermidade, ordenando que levantasse, tomasse o seu leito e andasse. No mesmo instante, aquele homem levantou e "ficou são", e tal relato ocorreu no dia de Sábado.

Um homem estava enfermo há 38 anos mas fora curado milagrosamente por Jesus. Que comportamento esperamos das pessoas contemporâneas desse enfermo ao vê-lo curado de seu problema que o atormentou durante quase 4 décadas? Com certeza um dos comportamentos que poderíamos esperar dessas pessoas seria o de felicidade. Porém, o relato bíblico descreve uma reação totalmente diferente. Além de expressarem felicidade por esta cura, logo o criticaram dizendo que era "sábado", não sendo "lícito levar o leito" que lhe pertencia.

A atenção do povo estava voltada para o fato dele estar carregando o seu leito no dia de Sábado. Conforme lemos no mandamento, no Sábado não era permitido fazer "nenhuma obra" (Êxodo 20:11), mas Jesus ordenou ao enfermo que tomasse o seu leito e andasse. Para os judeus daquela época, o mandamento restringia até mesmo qualquer tipo de obra a ser realizada no dia sabático, inclusive uma simples obra de carregar algum pertence. A história mostra que muitas regras foram criadas pelos próprios judeus em prol da "correta" observância do Sábado, mas tais regras acabaram se tornando parte da própria Lei ao decorrer do tempo. Muitas dessas regras não faziam parte da vontade de Deus, mas eram na realidade "doutrinas e preceitos de homens" (Mateus 15:9).

No sermão do monte, Jesus afirmou que não veio destruir ou abrogar a Lei, mas sim cumprir, e que "qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus" (Mateus 5:17,19). Portanto, ao ter ordenado ao enfermo que tomasse o seu leito e andasse, Jesus não estava levando esta pessoa a transgredir a Lei de Deus. O fato dele ter carregado o seu leito no dia de Sábado não era uma transgressão, ainda que fosse aos olhos dos homens de sua época.

O contexto todo mostra uma cura que Jesus realizou no Sábado, e conforme podemos ler em Mateus 12:12, a execução de obras benéficas ao decorrer desse dia é permitido pela Lei. Ao lermos as passagens que antecede e sucede o texto em questão, compreenderemos um pouco melhor o porquê de Jesus ter dito tais palavras. Vejamos:

João 5:16-18 - "E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus"

Parte do problema estava relacionado com as obras que Jesus estava fazendo nesse dia. Por elas estarem em desacordo com a tradição e o entendimento que possuíam da guarda do Sábado, eles queriam aplicar a penalidade da Lei em Cristo. Por esse entendimento errado que possuíam, foi que Jesus respondeu a eles que, o trabalho (as obras) que ele estava executando naquele dia, estava em harmonia com a Lei, pois o Seu Pai também exercia tais obras. Para ser mais exato, as curas e os milagres que Jesus realizava nesse dia, não eram providos dEle próprio, mas o poder para realizar tais obras era provido pelo Seu Pai. Se Deus não concedesse poder naquele instante para Cristo, Ele como ser humano não poderia realizar tais milagres. Portanto, fica claro o porquê de Jesus ter mencionado que Ele trabalhava da mesma forma que o Seu Pai trabalhava até aquele momento.

Outro ponto que muitos não levam em consideração é o texto de Marcos 6:3, onde os judeus citam qual era a profissão de Jesus:

Marcos 6:3 - "Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele"

Jesus era carpinteiro. Se Ele estivesse de fato trabalhando de forma secular nesse dia, contrário ao que a Lei ordenava, então ele deveria estar executando alguma obra da carpintaria, e não obras de justiça como foi na ocasião.

Conclui-se, portanto, que o trabalho de Jesus mencionado em João 5:17, não era o trabalho secular que a Lei restringia, mas eram as obras que o Pai o designou a fazer, obras as quais estavam em harmonia com a Lei do mandamento sabático.

Que Deus abençoe ao leitor.

Comentários

  1. Muito bom meu irmão,explicação dentro do contexto bíblico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom ter alguém que nos esclarece o que as vezes não entendemos

      Excluir
    2. Cada um da a desculpa que quer pra não trabalhar aos sábados. Imagina uma cidade sem internet, ônibus, coleta de lixo, luz, polícia, hospital, Pronto Socorro, afinal....todos devemos guardar o Sábado. Dai pão a quem tem fome. Perdoai esse falsos profetas....

      Excluir
    3. Caso todos guardassem o Sábado, com certeza não teríamos problemas:

      1. polícia: a final, se todos guardam o sábado é pq seriam tementes a Deus, e não haveria mais problemas para necessitar de polícia
      2. internet: é algo que surgiu há poucas décadas. Quem não consegue ficar 24h sem utilizá-la, é pq tem outros problemas. Mas aliás, não há problema nenhum.
      3. Hospital + Pronto Socorro: atos de benfeitoria podem ser feito aos Sábados. Está lá em Mateus 12.
      4. Coleta de Lixo: como em qualquer lugar, poderia muito bem coletar sexta-feira, e depois sábado à noite ou domingo. Não teria tanto lixo acumulado.
      5. Transporte público + luz: São serviços públicos para atender o básico do dia a dia. Se todos guardassem o Sábado, poderiam ser feitos de forma não remunerada.

      Ninguém morreria de fome, pois nesse dia teria inúmeras igrejas abertas, e como de costume, teria almoço gratuito para todos! Ou seja, seria totalmente oposto ao que vc comentou. Não teríamos problemas nenhum, e até a fome seria saciada nesse dia para todos!

      Que Deus lhe abençoe!

      (Ass: Gustavo Kalemkarian, por algum problema, não estou conseguindo responder com meu Perfil)

      Excluir
    4. Meu irmão mas se fosse como vc cita acima principalmente nos primeiros comentários, onde não haveria necessidade de policiais pq só haveria pessoas temente
      Deus ai não existiria o OLIVRE ARBÍTRIO. Dado por Deus.

      Excluir
  2. João 5:16-18 diz claramente que Jesus quebrantava o sábado. Não sou eu que estou afirmando, mas sim a Bíblia. Jesus disse que as leis e os profetas duraram até João. Em Galatas está escrito que a lei foi instituída para ser nosso tutor, mas foi substituída por Cristo. O cumprir a lei que Jesus enfatizou vai muito além da obediência literal, mas cumprir a lei se refere à missão redentora da qual a lei dá testemunho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley, o "quebrantamento do Sábado" no texto de João 5:16-18 é segundo a visão que os judeus tinham. Segundo o texto de Mateus 12, o próprio Jesus explicou que era lícito fazer bem no Sábado. No contexto de João 5 que vc citou, Jesus tinha curado uma pessoa. Portanto, esse ato de Jesus não foi o quebrantamento do mandamento. Se Jesus tivesse quebrado o Sábado nesse momento, ele teria se tornado um pecador, pois "pecado é a transgressão da lei" (I Jo 3:4).

      A Lei é o nosso tutor até o Messias. Ela nos leva até Cristo por meio de duas formas. A primeira, é pq ela aponta para Ele como o nosso Salvador. A Lei nos mostra onde somos transgressores, e portanto, nos mostra que precisamos de um Salvador. Em segundo ponto, ela aponta para o Messias por meio dos mandamentos cerimoniais que prefiguravam a obra messiânica de Cristo. Atualmente, os mandamentos cerimoniais findaram com a morte de Cristo na cruz, mas os demais mandamentos morais ainda estão em vigor.

      Que Deus nos abençoe!

      Excluir
    2. Queria saber aonde está frase guardar em Gênesis 2.3. A bíblia diz abençoou e santificou. Isso antes da lei, não nenhuma passagem sobre a guarda do sábado. A palavra guardar aparece só depois que Deus tira Israel do Egito. Todo velho testamento Deus trás a memória para Israel guardar o sábado. Mas no novo testamento em atos 15 quanto os gentios se converteram. Ali não se impõe a guarda do sábado,e rito mosaico. Nenhuma carta do novo testamento direcionada a igreja se refere guardar sábado ou domingo.Mas em romanos 14.5 ao6 fica bem claro. Para terminar se o sábado fosse para nós gentios guardar Espírito Santo tinha direcionado os escritores deixarem essa ordenança.

      Excluir
    3. Irmãos, estão afirmando que devemos guardar o sábado como os judeus, certo? Leiam colossenses 2:14-17 e também 2 coríntios 3:13 em diante.
      "A hermenêutica será sempre Jesus," o véu do templo se rasgou e hoje estamos livres de sermos condenado por não guardar o sábado.
      Não vejo problema em.guardar o sábado, mas nada adiantará se não tiver AMOR.
      Lembrei, guardem também as mais de 617 "legislações "que possui o pentateuco.
      Fiquem na paz.
      Vamos ler mais a bíblia

      Excluir
    4. @pacheco, bom dia!

      A palavra "santificado", ou "santo", significa "algo separado", e nesse caso, algo separado para Deus. Quando o Sábado foi santificado, ele se tornou diferente e separado para fins santos. A palavra "guardar" não aparece em Gênesis, mas o conceito está presente na palavra "santificado". Adão e Eva tiveram contato diretamente com Deus, e dele aprenderam como deveriam viver. Eles viram o Sábado sendo criado por Deus, e em seguida sendo abençoado e santificado pelo Criador. Portanto, tinham conhecimento de que o Sábado foi criado de uma diferente dos demais dias da semana. Consequentemente, esse conhecimento foi passado de forma oral para os seus filhos, já que a escrita ainda não existia em sua época.

      Já na época apostólica, o Sábado não era o assunto principal para ser pregado. Era Jesus, o Messias que era esperado e anunciado há muito tempo nas Escrituras. Ainda assim, os apóstolos continuaram guardando o Sábado, bem como diversos outros mandamentos que não possuíam um propósito cerimonial (ou temporário que fora cumprido em sua época. Aliás, ainda assim, Paulo chegou a cumprir alguns desses mandamentos, mas o conhecimento de sua obrigatoriedade deixou de ser necessária ao longo das eras da igreja cristã).

      A maior dificuldade que eu vejo em relação ao Sábado, não é o próprio mandamento, mas sim o errôneo entendimento que possuíamos sobre a compreensão do que é o Velho e Novo Testamento. As pessoas fazem um "tudo ou nada", mas não é assim! Os mandamentos existem e estão presentes dentro dos Concertos de Deus, mas são independentes dos mesmos, cada um com o seu propósito.

      Que Deus nos abençoe.

      Excluir
    5. @Unknow, bom dia!

      Em nenhum momento comentei que devemos guardar o Sábado como os judeus. Eles possuem leis diferentes que não estão presentes dentro da Lei Sabática de Deus.

      Sobre o outro ponto dos 617 mandamentos que vc mencionou, peço que leia o comentário acima que respondi ao outro irmão.

      Que Deus nos abençõe.

      Excluir
    6. Obrigada . Concordo 100% com vc ! Feliz sábado !

      Excluir
  3. Então eu não posso trabalhar mais aos sábados, somente para visitar os doentes,evangelizar nos hospitais, presídios, etc.. né isso? Porque se eu trabalhar aos sábados no supermercado, eu vou ser condenados por Deus, é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode ser condenado só pelo fato em trabalhar no sábado deus entende nosso caso de trabalhar no sábado para nós tirar nosso sustento.

      Excluir
    2. Boa tarde Aloísio e Eder, td bem?

      Acredito que essa pergunta de vcs valha um novo Post.

      Mas a suma é, devemos primeiramente fazer a vontade de Deus, e depois a nossa. A guarda do Sábado não é uma questão opcional. Nunca foi! Ela está como mandamento do Senhor, assim como qualquer outro mandamento.

      Se temos desafios a enfrentar, devemos orar ao Senhor e ter fé que Ele nos ajudará para cumprir à Sua vontade. Podemos perder diversas oportunidades de emprego, mas o que vale mais, estar 100% em conformidade com a à vontade do nosso Criador, ou estar vivendo em desobediência achando que está tudo "certo" diante dEle?

      Não arrisquem a salvação de vcs por simples "achismos", nem deixem que a dúvida se devem ou não obedecer venha dominar a mente de vcs. Aceitem pela fé o que deve ser praticado e peçam força e direção do alto céu para vivê-la. Conheço inúmeros casos onde Deus fez milagres sobre essa questão. Façam a parte de vcs que após a prova da fé, Deus abençoará com novos empregos que não tenham essa necessidade, ou até mesmo com acordos com os seus patrões sobre essa questão.

      Eu tenho 33 anos, e pela graça de Deus nunca precisei trabalhar aos Sábados. O Senhor é bom e sempre nos ajuda quando é preciso. Claro que as dificuldades vão aparecer, mas não permanecerão para sempre! Seremos provados, mas não deixados de lado pelo Senhor. Tenham fé e procurem sempre serem fieis naquilo que entendem ser o correto de viver e praticar para o Senhor!

      Que Deus nos abençoe.

      Excluir
    3. Resposta perfeita. Parabéns

      Excluir
    4. Isso aí meu irmão tá certinho queria que me explicasse mais um pouco tenho alguma dúvidas moro em Brasília se vc tiver facebook me mande um convite de amizade meu nome é Jheylanio Ferreira o email que aparecerá é de minha mãe

      Excluir
    5. @Jheylanio Ferreira, adicionado! Deus lhe abençoe! Obrigado!

      Excluir
    6. Alguns guardam o dia de sábado, mas vivem no adultério, na prostituição, na fornicação, segundo casamento que é adultério perante Deus, no pecado da lascívia que é sensualidade, muitos trocaram a santidade pela vaidade, trocaram a santidade pela liberdade de viverem segundo suas concupiscências, é crente trocando de mulher, mulher trocando de homem, pessoas vivendo no pecado de sodomia ou seja homem com homem e mulher com mulher e isto parece ser tão normal que tem até lei do homem para defender este ato abominável e contrário a natureza de Deus, o Papa é um homem carnal como qualquer um de nós, mas é ovacionado, é exaltado por milhares e milhares de pessoas, sendo que somente Deus é digno de honra e glória, o papa e todos que compõe e compactuam com este sistema religioso imposto pela igreja católica fazem parte do anti Cristo, pois Deus fala no antigo testamento que não é para ser feito nenhum tipo de imagem de escultura de para ser adorada, mas o que o sistema católico papal mais faz é criar imagens de gesso e dar nomes a elas para serem adoradas, falsas imagens de Cristo são criadas e muitos depositam sua fé numa obra do artificie, obras essas que não tem poder algum nem para fazer o bem e nem para fazer o mal, encerro por aqui, e sujiro a todos que aceitem a jesus Cristo como seu Salvador, pois jesus Cristo nos diz: IDE POR TODO O MUNDO PREGAI O EVANGELHO A TODAS AS PESSOAS QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO MAS QUEM NÃO CRÊ SERÁ CONDENADO 🙌🙏

      Excluir
  4. Vejo muita doutrina humana e muito divisão para criar instituições, onde uma disputa com outra qual está mais certa, no meu ver dentro da Bíblia toda igreja que veio de divisão, não irá prevalecer pois reino dividido não resistirá. Quando Jesus voltar veremos se só quem guarda o sábado subirá para morar no céu com Jesus .... Veremos.
    Pois quem julga e Deus e não homens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão! Td bem?

      Por isso é importante distinguirmos doutrinas humanas das doutrinas bíblicas! Por exemplo, vc não encontra respaldo para a guarda do domingo, ou de qualquer outro dia na Bíblia! Somente o Sábado! Isso é doutrina bíblica! Claro que existem as controvérsias interpretativas, mas isso faz parte! Da nossa parte, precisamos estudar e basearmos a nossa fé nas provas e evidências da interpretação correta.

      Sobre ver quem subirá ao céu com Jesus, não arrisque sua salvação esperando para "ver" algo que acontecerá no futuro. Busco HOJE o que estiver em seu alcance. Se tiver dúvidas, estude! Ore a Deus pedindo por iluminação! Só não arrisque sua salvação jogando no "cara ou coroa"! A nossa fé depende do que Deus já revelou nas Escrituras. A nossa parte é estudar e pesquisar. A concluão que vc chegar, siga-a, mas não se arrisque dessa forma. Deus julgará cada um segundo o conhecimento que teve, mas se não fizermos nada para obter esse conhecimento, seremos achados em falta, pois isso é negligência!

      Que Deus nos abençoe!

      Excluir
    2. No velho testamento fala das leis onde era lei guardar os sábados,hj nois vivemos pela graça,se Deus enviou seu filho Jesus para morrer pelos nossos pecado Porq então como ainda viver pela lei?

      Excluir
  5. Parabéns ao criador do site me ajudou a entender se devo guardar o sábado ou não. muito obg vc foi uma ferramenta de deus

    ResponderExcluir
  6. A salvação é pela graça mediante a fé. Ef 2.8; ninguém mereçe a salvação, nem quem guarda e nem quem não guarda, não é pelo que fazemos é pelo que JESUS fez. Parem com esses bla bla bla que não levam a nada, só faz aumenta a dúvida dos indoutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Somos salvos pela graça, mas a graça não é uma permissão para vivermos em desobediência! A graça nos concede a oportunidade de nos arrependermos e voltarmos a viver uma vida de obediência!

      O ser humano sempre foi salvo pela graça, independente da época em que viveu. Não existe salvação pelas obras, ou seja, qualquer coisa que possamos fazer nunca nos salvará! Somente a graça de Cristo! Ainda assim, Deus deu leis e mandamentos ao Seu povo para que vivam e cumpram! Não para serem salvos por elas, mas para estarem em acordo com a vontade divina, e viverem segundo a vontade do nosso Criador.

      Qualquer assunto discutido nunca será "blá blá blá"! Só seria se não fosse um assunto bíblico. Mas o Sábado está na Bíblia e é um mandamento de Deus. Não despreze esse mandamento, pois ele é de ordem divina. Ore a Deus e procure entendimento.

      Que Deus nos abençoe!

      Excluir
    2. Então pq Jesus diz em Mateus 12 de 1 a 8,no finalzinho ele diz que não é o homem que é refém do Sábado e sim o Sábado que é refém do homem? Olha se lermos Romanos nós vamos ver várias vezes dizer sobre a Lei e mais a lei durou até João a própria Bíblia fala sobre...

      Excluir
  7. Bom! Eu estudando a bíblia sagrado entendo que Jesus cumpriu a lei por mim porque eu não sou capaz de cumprila, portanto o texto acima deixa claro que a maioria das regras são levantadas pelos homem, quando Jesus disse para tomar o Jugo dele certamente eramos para esquecer " a lei" porque nos deu um novo mandamento, Jesus também cita que ele é o Senhor do sábado, então sendo assim ele é Senhor de todos os dias e não existe esse negócio de dia santo, só precisamos temer e dedicar se possível todos os dias das nossas vidas ão Senhor , como tememos e guardamos exemplo ( sexta maior ou qualquer outro dia estipulado pelo homem) porque se a bíblia sagrado é nossa cartilha da salvação " guardar dias hoje é antibiblico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão!

      Sim, e vc está certo quando diz que Jesus cumpriu a lei por nós, pois por nós mesmos não somos capazes de cumpri-la. Esse é o processo da Justificação. Porém, a salvação vai além disso, e envolve a Santificação, a qual é a habilitação para podermos cumprir a lei em vida, e isso se dá também por meio da Graça de Deus e operação do Espírito Santo.

      O cumprimento da lei por parte de Jesus não anula o fato de devermos de cumpri-la também. A Lei não se resume somente ao Sábado, mas também a não tomar o nome de Deus em vão, não adorar outros deuses, não matar, não adulterar, não cobiçar, etc. Ela também ordena a Amar a Deus sobre todas as coisas e ao Próximo como a nós mesmos (esses 2 mandamentos não são novos, mas já pertenciam à lei). Imagine só se tudo isso fosse "embora", tornando-se desnecessário cumprirmos pelo fato de Cristo já ter "cumprido" a Lei em nosso lugar! O que isso significaria? Que poderíamos matar, roubar, adorar outros deuses, tomar o nome de Deus em vão, da mesma forma como você entende sobre a questão do Sábado?

      Pq só o Sábado deixa de ser válido, e o restante ainda consideramos, se todos os mandamentos fazem parte da mesma Lei?! Não estaríamos sendo imparciais em nossa análise?

      Sim, Deus criou todos os dias. Ele é Senhor de todos os dias, desde à Criação! Mas isso nunca foi um fator para o Sábado não ser considerado com um dia Santo e exclusivo pelo Senhor! Era assim antes, e é assim ainda hoje! A Santificação do Sábado nunca foi desfeita segundo as Escrituras.

      Pense com carinho meu irmão sobre esse assunto. O Sábado foi feito para o homem! Isto é, sempre que existir ser humano, existirá o Sábado!

      Que Deus nos abençoe!

      Excluir
    2. Uai só queria saber o pq vcs se preocupam muito com com o Sábado?vejo que o sábado é mais importante que qualquer outra coisa pra vcs

      Excluir
    3. Concordo plenamente com tudo que você falou. Quem quiser guardar o sábado que guarde. Mas parece que as pessoas estão deixando de olhar pra Jesus e vê o que ele ensinou e fez no sábado. Eu não entendo o porquê insiste em guardar. Se seu irmão cai no buraco ou qualquer Pessoa você vê ele lá, ou sua mãe ou seu pai , você vai deixar ele lá ?porque é sabado ? Por acaso Jesus não curou no sábado? Ele disse que do sábado ele é Senhor. Então se você não pode cumprir arrisca você transgride
      Gente acordem, acordem! Siga as instruções de Jesus e siga
      Veja o que ele fez e o que ele ensinou

      Ele trouxe um novo mandamento.
      Mostrando que o amor é o maior de todos o perdão dos pecados para salvar a todos nós.
      Na lei diz que que a mulher pega em ato de adultério era pra ser apedrejada e pq Jesus não apedrejou se estava na lei.

      Todos somos pecadores e queremos aplicar a lei nos outros quando na verdade estamos em falha. Nem conseguimos nós mesmo compri-la.

      Então deixa de agonia e fissura com o sábado.e segue o mestre.que se alguém cumprisse a lei Cristo não precisaria descer do céu.

      Excluir
    4. 👏👏 já pensou se os médico, policiais,motoristas,... parassem no sabado

      Excluir
  8. Que pena! Percebi que minha pubicaçao não está disponível! O que ouve? Só falei sobre ensinamentos bíblicos que a graça nos troxe através da morte de crus de Cristo. (Amém).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão!

      Não entendi. Qual publicação?

      Todos os comentários nesse blog são aprovados automaticamente. Não necessitam de nenhuma aprovação manual. Se por algum motivo essa sua publicação a qual vc se refere não apareceu, talvez exista alguma validação no sistema do blogspot em relação ao conteúdo. Caso vc tenha publicado alguma URL, sugiro deixar o endereço com espaços para não ser reconhecido pelo sistema do blogspot.

      Excluir
  9. Olá, A graça e a Paz de Cristo seja com todos. Uma pergunta: Sobre Santificação do Sábado. Devo me santificar apenas no sábado, ou todos os dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Rafael! Graça e Paz de Cristo!

      Santificação pessoal deve ocorrer em todos os dias. Em nenhum momento a Bíblia ensina que a Santificação deve ser feita somente no dia Sábado. Ela ensina que o Sábado é Santo, e por tanto, deve ser separado e diferente dos demais dias. Da mesma forma como devemos ser santos todos os dias, ou seja, nos comportar como cristãos em todos os dias por buscar a santificação, da mesma forma o Sábado deve ser santo dos demais dias.

      Santificação do Sábado e santificação pessoal são coisas distintas, porém, quem busca a santificação pessoal, com certeza buscará a santificação do Sábado, pois quem está sendo santificado por Deus, consequentemente buscará fazer a vontade de Deus, e uma delas é a Santificação do dia em que Ele abençoou na criação do nosso planeta.

      Que Deus nos abençoe!

      Excluir
  10. A santificação é todos os dias, ate morrer, ou até Jesus voltar para arrebatar seus escolhidos.

    ResponderExcluir
  11. O que vejo hoje são pessoas regurgitando acusações feitas pelos fariseus, acusavam Jesus de transgressor da Lei, porque se transgride um, transgride todos, é assim que diz a palavra. O sangue de Jesus não nos serve, vamos esperar outro Salvador. O Sábado é o selo de Deus com os homens, quando você para e reconhece quem é o seu Criador. Satanás teve grande êxito ao encucar na mente dos homens que tinha sido abolido. Todas as vezes que o povo antigo infringiu esse mandamento, foram após outros deuses. Nos dias de hoje, proporcionou o surgimento do darwinismo, e tantas outras religiões. Enquanto isso não temos problema algum em guardar o domingo, afinal Jesus ressuscitou nele. Que piada!

    ResponderExcluir
  12. Agora vem um senhor aí com uma encíclica dizendo: que o ser humano e o nosso querido planeta precisam de um dia de descanso e todos concordam. O nosso Criador já nos disse isso desde o Éden.

    ResponderExcluir
  13. Alguém aqui já saiu as ruas com mantimentos para dar aos moradores de rua, que estão passanso fome? ou levou uma cesta básica a uma família que está passando fome, ou então pagou uma conta de água ou de luz atrasada de alguém para que não ficassem sem água ou no escuro???. Ou então se desfizeram de suas roupas que estão sobrando no guarda- roupas para vestir os necessitados? Ou calçaram quem anda com os pés no chão?Pois bem , Jesus disse: misericórdia e justiça quero, e não holocaustos. "Aquele que não tiver o coração puro como o de uma criança não herdará o reino dos céus".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão!

      As respostas às suas perguntas é: sim! Com certeza, pois todas essas atitudes refletem o caráter do nosso Salvador, e são obras do grande mandamento da Lei de Deus, o qual é o amor ao próximo.

      Por outro lado, peço que as perguntas sejam direcionadas ao contexto bíblico, e não às obras das pessoas. O objetivo desse blog é podermos estudar os diversos assuntos bíblicos. Caso o irmão deseje que tais assuntos sejam também aqui abordados, terei a honra de anotá-los e assim que tiver tempo, apresentá-lo de uma forma bíblica e cristã.

      Obrigado pelos pensamentos apresentados. Que Deus nos abençoe!

      Excluir
    2. Me interesso muito pela as escrituras sagradas sempre procuro algum blog ou site para tirar minhas dúvidas mais confesso que estou completamente confusa agora em relação a esse assunto do sábado.
      E quanto a ajudarem os necessitados eu sou mãe solteira moro de aluguel estou com todas as contas atrasadas inclusive meu aluguel então qualquer ajuda seria bem.vinda.

      Excluir
    3. Olá irmã!

      Em meu blog ainda tenho poucos estudos sobre esse assunto. A questão da guarda do Sábado apresenta algumas passagens bem polêmicas, por outro lado, existem textos bem claros sobre o assunto.

      Conforme for possível, pretendo escrever mais sobre o assunto. Aos poucos, você poderá utilizar esse blog para consulta.

      Sobre sua questão financeira, gostaria de lhe ajudar se a conhecesse. Você mora em qual lugar e região? Frequenta alguma igreja?

      Por enquanto, sugiro abrir o coração a Deus. Às vezes, o Senhor Deus realiza milagres, em outras ocasiões, Ele tem os Seus motivos para não operar milagres no momento que queremos. Tudo tem o seu tempo e o seu propósito, até mesmo nas adversidades e sofrimento. Mas tenha fé e lute por mantê-la! O Senhor se alegra naqueles que perseveram. Lembrem-se que o príncipe desse mundo é satanás! Ele é quem está no poder, e vivemos essa miséria de vida porque caímos em seus enganos. Porém, o Senhor nos resgatou e um dia voltará para nos buscar. Até lá, precisamos lutar e manter a fé nEle!

      Ore a Deus e peça por ajuda! Clame por Ele, e em Seu tempo as portas poderão se abrir. Não deixe de confessar os seus pecados e abandoná-los. Se for preciso, após orar, peça ajuda para as pessoas mais próximas. Deus opera milagre por meio das pessoas ao nosso redor também!

      Estarei orando por você.

      Que Deus nos abençoe!

      Excluir
  14. Enquanto vocês ficam aqui neste site discutindo quem está certo e quem está errado em relação a guarda do sábado saibam que tem muitas pessoas lá fora precisando de ajuda Jesus se agrada muito mais de um coração compadecido e misericordioso do que com aqueles que só ficam preocupados em guardar a lei Mas quando passam na rua perto de um mendigo nem sequer olha na cara dele se afastam pois não querem ser contaminados com a sua sujeira o seu pecado muitas vezes passam com seus carros chiques com vidro levantado e não olham para aqueles que estão na rua passando fome sentam em suas mesas comem seus alimentos e quando sobra jogam fora mas não se lembram de fazer uma marmita e levar alguém que está na rua passando fome ou então pegar alimentos levar na casa de pessoas que não tem um pão na mesa para comer enchem seus guarda-roupas com roupas caras com sapatos caros mas não tem coragem de dar um chinelo para quem tá na rua descalço ou levar uma roupa para aqueles que não tem De que adianta ficar preocupado Só em guardar as leis guardar os mandamentos sim é importante guardar os mandamentos mas mais importante é fazer a caridade aqueles que necessitam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, por favor, sem pré julgamentos! Quem disse que todos os guardadores do Sábado agem da forma como vc descreveu?! Vc está querendo ser juiz de algo que mal conhece, enquanto quem é o nosso juiz é Deus!

      Porém, não se preocupe! Compartilharei um pouco de experiências vividas e compartilhadas com outros irmãos guardadores do sábado!

      Assim como Cristo realizou as maiores obras de cura nesse dia (veja bem, não estou dizendo que ele só fazia isso nesse dia), assim também, os guardadores do sábado procuram fazer reservando esse dia para evangelismo e obras de caridade. Os orfanatos e azilos são visitados, almoço e janta são preparados para distribuir nas ruas para os moradores de ruas (geralmente essa ações ocorrem mais nos centros das grandes cidades, onde se aglomeram pessoas em tais condições), visitas aos irmãos, as igrejas ficam abertas e receptivas aos necessitados (algumas, de acordo com suas condições, fornecem roupas aos necessitados e espaço para tomarem banho e se limparem), outras pessoas se organizam para entregar lanches ao decorrer do dia, e outros focam nos estudos bíblicos.

      Desculpe-me, mas o pré conceito do irmão é tão grande que julgas o que não conheces, condenando uma doutrina por um "estilo de vida" imaginário que pensas ser o normal na vida de todos que praticam tal doutrina. Ora, possa até ser que os seus pensamentos se apliquem à um ou outro, mas por favor, não generalize seus pensamentos como se todos fossem dessa forma!

      Fazer caridade é importante, e faz parte da Lei, assim como a guarda do sábado e qualquer outro mandamento! A mesma lei que diz "Lembra-te do Sábado...", também disse "Não terás outros deuses diante de mim". Por acaso devemos menosprezar a adoração ao único Deus em troca de priorizarmos a caridade?! Certamente que não! Da mesma forma, assim também devemos proceder em relação à guarda sabática!

      Que Deus nos abençoe! Fique na paz de nosso Senhor Jesus Cristo!

      Excluir
  15. Bom dia Unknown, você está no caminho certo, se você começar a guardar o dia de sábado vai perceber que tem bastante tempo para ajudar o próximo, nessa correria do dia a dia o sábado vem como um bálsamo.
    Em todo o momento era isso que Cristo queria um dia para fazer o bem.
    O sábado do senhor.
    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  16. Oque eu itendo...
    Jesus curou no sábado, e tirou parece sozinco ou com algum discípulo, uma ovelha de um buraco que ela não conseguia sair.
    ( não lembro o livro ou versicolo da Bíblia.
    Paulo pregava nos sábados.
    Eu intendo e acredito assim que,
    Hospital, Polícia, bombeiro e outras intuições que é para alimentar ajudar em questão de vida e saúde.
    Caso de farmácia e crexes. Ou babás também por causa pressIsa mesmo.
    Agora , feira supermercado, posto de gasolina.
    Não seria correto funcionar no sábado.
    Mais tem caso de pressizão; doença , e outras coisas que não pode ficar para amanhã.
    O interesante é que, pessoas viajao de carro ônibus trem e avião. E agora?
    Se eu fouse o presidente do Brasil, faria um decreto. Que para funcionar no sábado só o que é encensinal.
    Teria que ser bem elaborado
    Porque pessoas trabalharia , para servir. .para abastecer carros e avisões né verdade?
    Mais temos a tecnologia. Como posto de gasolina no Estados Unidos e em outros países. Tem máquinas com lanches e bebidas .
    E tudo questão de bom censo .
    Segurança mesmo. Só mesmo e porteiro. .e que nem polícia.
    E outros.
    Tudo isso temos que analisar, o que é lícito que não quebra a lei do Sábado.
    Sábado não é como é o domingo que vamos para estudo bíblico ou ou cultos e pregar nas praças e em casas.
    Nosso domingo e de descanso pela lei humana.
    Mais nos evangélicos temos que sempre analisar as escrituras. Para não percamos contra Deus.
    O SÁBADO E PARA DESCANSAR NÃO O DOMINGO.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia a todos, a Paz do Senhor. Li todos os comentários e continuo me perguntando se todas aquelas pessoas que não guardavam o Sábado, mas que Deus operava milagres através das suas vidas e em prol das outras pessoas e do ministério, que tinha uma vida reta e se santificando todos os dias, que ganharam inúmeras almas pra Cristo, que eram cheias do Espírito Santo... etc, não estão na glória com Cristo e sim no inferno pq não guardaram o Sábado?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, e Paz do Senhor!

      Irmão, ainda não tive tempo para escrever um estudo referente ao juízo e questões que envolvem ou não condenação. Até mesmo sobre o Sábado pretendo escrever, mas ainda não tive tempo.

      Deus é o Soberano Juiz e saberá avaliar cada caso. Não devemos nos preocupar como será o julgamento de cada caso. Confiemos no Senhor. O que precisamos nos preocupar é com a nossa salvação e as coisas relacionadas com ela.

      Obras e mandamentos não salvam ninguém. Se assim o fosse, Jesus não precisaria ter dado sua via para nos salvar. Porém, é óbvio que se obras e mandamentos não salvam, ainda assim o Senhor nos ordenou cumprir, e aqui não me refiro unicamente ao Sábado, mas à qualquer outros mandamento também. Salvação é somente em Cristo, e nada mais! Mas ainda assim as obras nos pertencem a cumprir.

      Sobre o julgamento, a Bíblia nos mostra que Deus costuma considerar a conscientização de uma pessoa referente ao que sabe ser correto ou não a se fazer. Se a luz do conhecimento de um assunto qualquer nunca veio à compreensão plena na mente da pessoa, tal pessoa não será condenada por essa questão. Por outro lado, qualquer conhecimento compreendido mas não cumprido, consequentemente tal pessoa será considerada culpada por sua transgressão.

      Que Deus nos abençoe!

      Excluir
    2. Outro ponto que esqueci de mencionar é sobre o estado dos mortos. Até o momento, nenhuma alma que morreu foi morar na Glória. A Bíblia declara que isso somente acontecerá após a volta de Cristo na ressurreição.

      Um pequeno estudo sobre o estado dos mortos:

      https://biblianamao.blogspot.com/2016/09/os-mortos-lembram-ou-sabem-das-coisas.html

      Excluir
  18. Quantas letras e mais letras, Deus é simples gente, e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, seu comentário não faz sentido!

      As "letras" que temos nas Escrituras hoje foram inspiradas por Deus. Ele mesmo foi quem as prescreveu a Moisés quando escreveu a Torah. Paulo, inspirado pelo Espírito de Deus, escreveu muitas "letras" para à igreja.

      Precisamos conhecer a "Verdade" (pessoa de Jesus), assim como também conhecer a "Verdade" Escrita, que é a Palavra do Senhor, e para isso, dependemos de estudar as "letras". Não temos como desvincular o conhecimento da Verdade com as "letras" das Escrituras. É por meio delas que podemos conhecer a Verdade revelada por Deus, pois essa é a Sua vontade!

      Espero que o irmão reflita e compreenda essa questão. Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Deus nos abençoe!

      Excluir
  19. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Gênesis 2:3. Não diz que dia era esse, apenas afirma ser o setimo dia.
    O nosso calendário e pagão, por acaso os adventistas usam qual calendário?
    Colossenses 2:14-17
    Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
    E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
    Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
    Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

    Mais claro que isso não sei.

    Pra finalizar uma observação a Ellen G white, saiu da Igreja Metodista e criou a sua propria denominação em 1863, quer dizer que antes dessa denominação ninguem se salvaria? Nem os profetas, apostolos, e os cristãos primitivos? A Ellen G White gosta tanto do Sabado que colocou o nome da igreja do Sétimo dia.... que por sinal as profecias dela estavam erradas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia irmão! Graça e paz!

      Irmão, não quero ser grosso, mas o argumento de que "Não diz que dia era esse, apenas afirma ser o setimo dia", não é nada mais do que uma desculpa para desobedecer à observância do sábado. É só parar para pensar e verá a tremenda incoerência sobre isso.

      O ciclo semanal sempre foi de setes dias. A população humana cresceu, e se espalharam pelo mundo. Por mais que alguma "ramificação" dessa população "perdesse" qual era o sétimo dia santificado por Deus, pode ter certeza que haveria outra com esse conhecimento, e o mesmo seria mantido até os tempos de hoje! Ah, sem falar também sobre os cuidados divinos! Deus não deixaria essa preciosa informação se perder no tempo! A final, foi Ele quem santificou e abençoou tal dia!

      Além disso, nos tempos de Moisés o Senhor apresentou o sétimo dia como mandamento divino da Sua lei para ser observado! Isso já mostra que o dia ordenado para observância era o mesmo do princípio da criação! Podemos dizer o mesmo em relação aos tempos de Jesus, pois o nosso Senhor também observou tal dia! Se estivesse errado, obviamente não o faria!

      Já nos tempos de hoje, os judeus observam o mesmo sétimo dia de milênios atrás! E o sétimo dia deles equivalem ao mesmo que as demais nações entendem ser o sétimo dia!

      Ou seja, não existe razão para duvidar, a não ser por conta da própria incredulidade e dureza do nosso coração! Ore a Deus, e peça que lhe revele a verdade! O Senhor nunca abandonou esse dia, e ele permanece o mesmo desde o princípio!

      Sobre o texto de Colossenses, não consigo explicar em um simples comentário. Ainda pretendo montar um estudo mais longo sobre tal texto. Mas não é difícil de perceber que o mesmo diz que a "cédula" que era contrária a nós é que foi riscada/anulada! Não tem a ver com o Sábado, ou qualquer outro mandamento, até mesmo pq os mandamentos do Senhor NUNCA foram considerados como algo contrário aos seres humanos! Leia as inúmeras declarações inspiradas dos salmistas em Salmos 119, e veja quantas coisas belas é dita sobre a Lei do Senhor! O mesmo Espírito foi quem inspirou ambos, e não pode haver contradição! A contradição existe por conta da nossa interpretação! Além do mais, as demais passagens de Paulo tratam de Julgamento por conta de tais mandamentos, e existe um pq para isso. Obviamente, o motivo maior dessas passagens estão relacionadas a esse problema, e não a validade ou não dos mandamentos.

      Sobre EGW, não é o foco desse blog. Os estudos aqui que apresento são montados com base na Bíblia! Mas não posso deixar algumas correções sobre o que vc falou:

      1) EGW não criou nenhuma igreja.
      2) De onde o irmão tirou essa ideia de que antes dessa denominação ninguém se salvaria?! Nem EGW e nem a Igreja a qual ela pertenceu ensinava tais pensamentos! A salvação sempre foi pela graça, e não tem nada relacionado com denominação!
      3) Não foi EGW quem deu o nome da igreja!
      4) Dentre as coisas que o irmão apresentou nesse parágrafo, quais dela tem a ver com "profecias de EGW que estavam erradas"?!

      De qualquer forma, como mencionei anteriormente, EGW não é o foco desse blog. Sinta-se à vontade e veja os demais estudos. Todos são de minha autoria. Não há problema em discordar! Aprendemos todos juntos quando expomos nossas interpretações e conhecimentos!

      Que Deus nos abençoe!

      Excluir
    2. Já pensou pra parar como ficaria o mundo hoje, do jeito que ta não é bom ainda mas se os policiais deixassem de prender os criminosos no sábado ou um médico deixa de salvar uma vida. e muitos outros essenciais que nem vou falar.Jesus foi claro quando disse ame seu próximo como a si mesmo se um ser humano consegui obedecer a esse automaticamente ele ta obedecendo a todos mandamentos ne isso pra que se preocupar tanto com o sábado. Tá claro que e essa é chave do céu

      Excluir
  20. Esse mandamento do sábado ,foi aperfeiçoado e não abolido os judeus colocaram várias regras humanas nesse mandamento ,por isso jesus provocou algumas situações para ensinar a maneira correta o sábado é sim um mandamento ,porém na passagem que os servos de Davi trabalham no sábado para se alimentar não foi pecado ,ou seja na necessidade pode sim trabalhar ,mas se vc não precisa trabalhar no sábado ,mas vai por ganância aí sim é pecado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, td bem?

      Acredito que vc esteja equivocado. Os servos de Davi não estavam trabalhando nesse caso. Não era um trabalho rotineiro para sustento próprio. Por esse motivo, creio que esse pensamento não seja correto, até mesmo pq o quarto mandamento ordenava "não trabalhar" nesse dia. Portanto, o que os servos de Davi fizeram não foi um trabalho qualificado pela Lei de Deus.

      Considerando o que comentei acima, então a sua conclusão de que "na necessidade pode sim trabalhar" acaba sendo inválida também. Na necessidade, nós devemos orar e confiar em Deus, pedindo, e tendo fé que Ele cuidará de nós durante as adversidades e problemas.

      Que Deus nos abençoe!

      Excluir
  21. NÃO CONCORDO COM VC E SUA MANEIRA DE PENSAR ,ELES NAO ESTAVAM TRABALHANDO , PORÉM JESUS MSM PROVOCOU ESSA SITUAÇÃO PRA MOSTRAR COMO SE FOSSE UM TRABALHO ,FOI CLARAMENTE UMA SIMULAÇÃO DE ALGUEM PRECISANDO COMER (TRABALHAR) OQUE DEUS QUÉ IRMÃO É MISERICÓRDIA E NAO SACRIFÍCIO

    ResponderExcluir
  22. é meio insustentável esta doutrina,
    todas as outras leis do antigo testamento foram ratificadas:
    a) não terás outros deuses diante de mim (Ex 20:3) --- (At 14:15)
    b) não faráspra ti imagem de escultura (Ex 20:4) ----(1Jo 5:21)
    c) não tomarás o nome do teu Deus em vão (Ex 20.7)----Tg 5:12
    d) lembra-te do dia do sábado, para santificar(Ex.20:8)----?????
    não há mandamento no novo testamento!
    detalhe importante:
    1. vemos 50 vezes o dever de adorar só a Deus
    2. 12 vezes contra idolatria
    3. 4 vezes não tomar o nome do senhor em vão
    4. 6 vezes contra homicídio
    5. 12 vezes contra adultério
    6. 6 vezes contra o furto
    7. 4 vezes contra falso testemunho
    8. 9 vezes contra cobiça
    em nenhum lugar para guardar o sábado.
    2 ponto : Jesus fala em Mc 2:27,28 o sábado foi feito por causa do homem e não o homem para o sábado. Vemos aqui que jesus defende o princípio moral do quarto mandamento, e condena o cerimonialismo. Ou seja é um descanso para o próprio homem, qualquer dia da semana, (vide ponto 3 abaixo)
    3 ponto: em referência ao ponto acima, Jesus se referiu ao homem precisa de um dia de descanso, mas não necessariamento o sábado. No início da igreja, houve algum debate sobre o sábado. Os judeus convertidos achavam que era preciso seguir a lei do sábado rigidamente, tal como todas as outras leis do Antigo Testamento. Mas os cristãos de outros povos não achavam necessário. Os apóstolos ensinaram que o dia da semana não importa. Algumas pessoas consideram um dia mais importante, outros acham que todos os dias têm o mesmo valor.
    Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia especial para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne para o Senhor come, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus.(Romanos 14:5-6)
    4. ponto: Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
    Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
    Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
    E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.(Colossenses 2:16-19)

    ResponderExcluir
  23. Então Vemos que a resposta de jesus é bem diferente que em qualquer evangelho sobre o sábado (Jo 5:17)
    Veja que ele adotou a premissa judaica, com certeza tendo referência a Gn 2:2,3
    No sétimo dia Deus descansou da criação, da sua obra criativa, o verbo usado aqui é o Sabat
    Veja que Jesus implicitamente indaga, Deus cumpri a lei do sábado? Se ele não cumpri então ele mesmo transgride sua própria lei? Então quem mantém o universo? Quem tem o controle de todas as coisas no sábado? Por isso “Meu Pai trabalha até agora”
    Lembre-se que toda cerimônia e toda lei apontava pra Jesus, vemos símbolos, sombras que se cumprem em cristo no novo testamento.
    Vemos que este descanso sabático em hebreus 4: 3-10 faz parte de um padrão de descansos,
    - o sétimo dia descanso na terra prometida
    - a promessa de descanso em salmos
    - tira-se a conclusão de que ainda tem um descanso para o povo de Deus, um descanso pela fé em cristo, um descanso das obras mortas, uma participação alegre na salvação que já raiou em cristo.
    Vemos em atos dos apóstolos que para:
    - comemorar santa ceia era aos domingos : E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. (Atos 20:7)
    - para separar ofertas : Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.
    No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.(1 Co 16:1,2)
    O dia não importava meu caro, Infelizmente pelo adventismo é impossível ser filho de Deus?
    Não existe prova contundente quanto a isso, nem a favor do sábado. Mas Helen White ensinou que o sábado é o selo de Deus e o domingo o do anticristo, Então quem guarda o domingo aceitará a marca da besta?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Ladrão na Cruz foi para o Céu Após a sua Morte? - Lucas 23:43

As duas vezes que Deus desceu a terra