Quem é Aquele "que é, e que era, e que há de vir"? - Apocalipse 1:8


No capítulo 1 de Apocalipse, verso 8, encontramos uma expressão que Àlguem se identifica com ela. O texto diz o seguinte:

Apocalipse 1:7-8 - "Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso."

Nesse verso, essa pessoa se identifica com 5 títulos, sendo eles: o "Alfa e Ômega", o "princípio e o fim", o "Senhor", Aquele "que é, e que era, e que há de vir", o "Todo-Poderoso".

A respeito do título "que é, e que era, e que há de vir", algumas pessoas entendem que é Jesus quem está falando nesse verso. Esse título é identificado como sendo Jesus por tais pessoas por conta da expressão "e que há de vir", pois como sabemos, Jesus um dia "há de vir" novamente à esta terra. O verso anterior também está falando a respeito de Jesus, o que faz com que tais pessoas cheguem à esta conclusão. Mas será que foi Jesus mesmo que falou as palavras do verso 8?

Perceba que tal pessoa se identifica como sendo o "Todo-Poderoso". Esse título é dado somente à uma única pessoa na bíblia, e essa pessoa é ao Pai de Jesus. Porém, alguns desconsideram esse fato e argumentam que tal verso é uma prova que Jesus é o Deus Todo-Poderoso. Argumentam também que os demais títulos também são aplicados à Jesus em outras passagens bíblicas, o que acaba se tornando uma prova de que tal verso é Jesus quem fala. Sobre os demais títulos, realmente eles são aplicados à Cristo. Ele é chamado de "Alfa e Ômega", o "princípio e o fim", e "Senhor", mas isso não significa que tal verso é Jesus quem esteja falando, pois o Filho compartilha muitos títulos que o Pai possui, porém, alguns são exclusivos do Pai. Quanto a isto, não podemos fazer confusão.

Para chegarmos à correta interpretação dessa expressão precisaremos fazer uma leitura atenciosa dos versos de Apocalipse 1:4-5, os quais foram apresentados à João poucos versos antes da passagem em questão:

Apocalipse 1:4-5 - "João,  às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que  estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel  testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da  terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos  pecados"

Conforme apresentado acima, a graça foi dada por 3 entidades diferentes, sendo elas: aquele "que  é, e que era, e que há de vir", dos "sete espíritos", e de "Jesus Cristo". É nítido que a expressão "que  é, e que era, e que há de vir" é aplicada à outra pessoa diferente de Jesus Cristo. O próprio contexto nos mostra que existe Alguém que é identificado com esse título "que  é, e que era, e que há de vir", e tal pessoa é outra além da pessoa de Jesus. Isso evidencia que quem fala no verso 8 não é Jesus, mas o Deus Todo-Poderoso.

Outro ponto que deixa esse tema bem claro, além do próprio contexto apresentado, é o estudo dos capítulos 4 e 5 de Apocalipse. Nesses capítulos, encontramos o Pai de Jesus, o Deus Todo-Poderoso, assentado sobre o trono, e nele, recebendo adoração dos seres celestiais. Em Apocalipse 4:8, encontramos os 4 seres viventes proclamando ao Pai as seguintes palavras:

Apocalipse 4:8 - "E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir."

A mesma expressão é encontrada nessa passagem, e aqui, novamente é aplicada ao Deus Todo-Poderoso. Conforme lemos no capítulo 5, Jesus aparece em cena e vai até à presença do Deus Todo-Poderoso. Não é Cristo quem recebe esse título "que era, e que é, e que há de vir", mas sim o Pai! E aqui cabe mais uma observação sobre as palavras "e que há de vir". Tais palavras não podem ser justificativa para concluirmos que o texto se refere à Jesus, pois até mesmo o Pai virá juntamente com Jesus naquele grande dia! Ele há de vir juntamente com Jesus e todos os demais anjos (vede Apocalipse 6 e Mateus 27).

Portanto, concluímos que o verso 7 está falando sobre Jesus. O verso 8 é dito por parte do Pai, mas muitos acabam lendo o texto isoladamente e chegam à uma conclusão equivocada sobre os títulos ali apresentados. É importante sempre considerarmos o contexto para não chegarmos à conclusões errada.

Que Deus nos abençoe!

Comentários

  1. Jesus Cristo é O Pai da Eternidade ele é o último e primeiro..ele ficou com duplicidade de natureza Divina e humana.... Jesus Cristo é o verdadeiro Deus 1 João 5:20. João 10:30 Eu e o Pai somos "Um"..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, irmão!

      Sobre as passagens apresentadas, por favor, leia os seguintes estudos:

      1 João 5:20 - https://biblianamao.blogspot.com/2016/07/o-verdadeiro-deus-e-o-pai-ou-o-filho-1.html

      João 10:30 - https://biblianamao.blogspot.com/2016/06/o-que-significa-eu-e-o-pai-somos-um.html

      Que Deus nos abençoe!

      Excluir
    2. AQUELE QUE É QUE ERA E QUE HÁ DE VIR... TODA PROMESSA VEM DA FONTE ORIGINAL PERFEITA, O PAI. MAS YESHUA ...
      E declaravam: “Graças te damos, Senhor Deus, Todo-Poderoso, que és e que eras, porquanto assumiste o teu grande poder e começaste a reinar. APOC. 11:17 E AÍ COMEÇAMOS A DESVENDAR O SEGREDO...

      Excluir
  2. Para mim Jesus é o próprio Deus João disse:eu sou avoz do que clama no deserto:endireitarei o caminho do Senhor,como disse o proferta Isaías. Quem é o senhor?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo Jesus Cristo não é o próprio Deus Todo Poderoso quem é o Deus Todo Poderoso que é Pai é aquele que diz lá em Apocalipse aquele que é que era e que à de vir essas palavras foram referidas ão que estava assentado sobre o Alto e Sublime Trono o Filho do Altíssimo estava à sua destra que quer dizer direita o próprio Jesus quando aqui esteve entre nós ele nunca disse com suas palavras que ele era o próprio Pai muito pelo contrário Ele bem relata que quem envia é maior do que quem foi enviado por aí já podemos ter uma clareza que o próprio Mestre Salvador jamais ousou ser igual ou mesmo que o Pai ele mesmo disse que ninguém conhecia o Pai por isso que ele mesmo veio para nos revelar o Pai pois ele próprio foi desiguinado a essa missão de fazermos o conhecer pois até aquele momento ninguém conhecia o verdadeiro Altíssimo Pai Todo Poderoso mas graças ão Filho Amado precioso ele próprio nos deu esse privilégio de conhecermos outro episódio que marcou foi quando Felipe ortogou o Filho dizendo Mestre mostra nos o Pai daí o Pai que estava à falar por seu intermédio diz a tanto tempo estou convosco e não percebi me quem ver a mim ver também o meu Pai lembrando naquele momento o Filho havia sido revestido de toda plenitude igual eram desde o princípio Pai e Filho como bem relata a passagem no princípio era a PALAVRA E A PALAVRA estava com O Pai Altíssimo e essa Palavra que é a Luz dos homens o próprio Pai fez conhecer e esteve entre nós cheio de amor e Graça se fez homem habitou entre nós nasceu de uma virgem mulher despil-se de toda sua Majestade e poder se esvaziando de si se fazendo SERVO antes se humilhando e cumprindo todo o propósito a qual ele foi designado a fazer pois como também bem relata o Filho só faz o que o Pai antes o ensinou a fazer aí ele faz em igualdade resumo tanto o Pai é dependente do Filho como também o Filho é totalmente dependente do Pai ele também diz que suas palavras não são dele próprio pois o Pai o ensinou e ele nos veio a fazer conhecer e por sinal fez com extrema excelência e magnitude louvado seja o Salvador que é digno de receber glória força honra e louvor pelos séculos dos séculos .

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Ladrão na Cruz foi para o Céu Após a sua Morte? - Lucas 23:43

As duas vezes que Deus desceu a terra

Jesus trabalhava no Sábado - João 5:17