Quem é o Deus dos Seres Celestiais? É o mesmo Deus que Adoramos? - Apocalipse 4 e 5
Diante da controvérsia teológica sobre quem é o Deus da bíblia, o livro do Apocalipse possui versos muito esclarecedores sobre esse tema, principalmente os capítulos 4 e 5 que são uma base para todas as demais visões no céu que ocorrem nesse livro. Sugiro a leitura desses dois capítulos ao leitor, uma leitura verso a verso, contudo, nesse estudo irei apresentar somente as passagens pertinentes ao tema, além de também adicionar outras passagens.
Esses capítulos (Apocalipse 4 e 5) elucidam quem é o Deus dos Seres Celestiais. Isso é extremamente importante, pois diante da nossa falta de conhecimento em saber quem é Deus (é único? é uma trindade? é Jesus?), os Seres Celestiais sabem muito bem quem é esse Deus e estão continuamente diante dEle prestando adoração. Diferente de nós, pecadores e incapazes de estarmos diante da presença do Altíssimo, os Seres Celestiais são perfeitos e podem vê-lo face a face. Eles sabem quem devem adorar e considerar como sendo Deus. Por outro lado, nós dependemos da leitura e estudo da Palavra para descobrirmos quem é esse Deus, o que acaba gerando conflitos por conta de interpretações e doutrinas que são estabelecidas por homens. Diante desse cenário, convido você ao estudo desse tema.
Apocalipse 4:2,3 - "E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda."
João foi arrebatado em espírito para receber uma visão celestial. Nessa visão, ele viu um trono posto no céu, e nesse trono estava Alguém assentado. Ele descreve a aparência desse ser ao compará-lo com o brilho de algumas pedras.
Apocalipse 4:4 - "E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro."
Além do trono visto, ele também descreve a existência de outros 24 tronos, os quais tinham 24 anciões assentados sobre esses tronos. Ele também descreve a aparência desses 24 anciões.
Apocalipse 4:6 - "E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás."
A cena é magnífica! O chão que fica diante do trono é deslumbrante! João descreve como parecendo um mar de vidro, semelhante ao brilho do cristal! Próximo ao trono principal, existem outros 4 seres (conforme apresentado, a tradução diz "animais" (RFC) , mas esta não é a tradução correta. Outras traduções diz: "seres viventes" (por exemplo, RA). João compara as suas semelhanças com animais).
Apocalipse 4:8 - "E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir."
Esses 4 seres possuem 6 asas cada um. Essa cena é semelhante à que foi vista pelo profeta Isaías, no capítulo 6 de seu livro. Nesse capítulo, Isaías identifica esses seres de 6 asas como sendo Serafins (Isaías 6:1-3). João diz que esses seres adoram à Deus continuamente, sem cessar! Nessa adoração, eles identificam à pessoa assentada no trono principal como sendo o "Senhor Deus, Todo-Poderoso", "que era, e que é , e que há de vir".
Aqui, pode surgir uma dúvida ou até mesmo uma interpretação equivocada sobre a expressão "que era, e que é , e que há de vir". Essa expressão "e que há de vir" muitas vezes é aplicada por algumas pessoas como sendo Jesus, pois como sabemos, Jesus um dia "há de vir" novamente à esta terra. E diante dessa análise, concluem que esse ser assentado sobre o trono é Jesus glorificado. A identificação desse ser ficará mais clara conforme lermos ambos os capítulos (4 e 5). Por outro lado, a correta interpretação dessa expressão também poderá ser obtida com uma leitura atenciosa dos versos de Apocalipse 1:4-5, os quais foram apresentados à João no início do livro:
Apocalipse 1:4-5 - "João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados"
Conforme apresentado acima, a graça foi dada por 3 entidades diferentes, sendo elas: àquele "que é, e que era, e que há de vir", dos "sete espíritos", e de "Jesus Cristo". É nítido que a expressão "que é, e que era, e que há de vir" é aplicada à outra pessoa diferente de Jesus Cristo. Levando isso consideração, é evidente que o ser assentado e identificado como sendo o "Senhor Deus, o Todo-Poderoso" pelos 4 seres viventes em Apocalipse 4, não pode estar se referindo à pessoa de Jesus Cristo. Isso ficará mais claro conforme prosseguirmos na leitura do capítulo 5.
Apocalipse 4:9 - "E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre..."Apocalipse 4:10,11 - "Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas."
João vê os 4 seres viventes dar glória, honra e ações de graças ao que está assentado no trono principal. Ao fazer isto, os 24 anciões se prostram diante do "Senhor Deus Todo-Poderoso", e prestam adoração. Eles também lançam as suas coroas diante do trono, e dizem que tal ser é digno de receber a glória, a honra e poder por ter criado todas as coisas!
Aqui surge outro problema de interpretação. Os 24 anciões disseram que o "Senhor Deus Todo-Poderoso" é digno da adoração por ter criado todas as coisas. E isso é verdade! Porém, já vi algumas pessoas lerem somente esse versículo e afirmarem que quem está assentado sobre o trono é Jesus, pois segundo a Bíblia, Jesus é apresentado como criador de todas as coisas. Sobre essa questão sugiro a leitura do seguinte artigo:
Porém, conforme vimos anteriormente, o ser assentado sobre o trono não pode ser Jesus, e confirmaremos isso com a leitura dos próximos versos.
Apocalipse 5:1- "E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos."
Apesar do capítulo mudar, a mesma visão continua. Não podemos ler o capítulo 4 ou o 5 de formas isoladas. O conteúdo deles referem-se ao mesmo contexto.
Apocalipse 5:6,7 - "E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono."
Aqui é o ponto da visão que esclarece a questão sobre quem é a pessoa assentada sobre o trono principal. João menciona que o "Senhor Deus Todo-Poderoso" que estava assentado sobre o trono, possuía um livro em sua mão direita. Na presença dos 4 seres viventes, e dos 24 anciões, surge outra pessoa. É a pessoa representada pelo "Cordeiro", expressão que é uma referência à Jesus Cristo, conforme podemos ler no evangelho de João:
João 1:29 - "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."
Jesus entra em cena somente no capítulo 5 de Apocalipse. Com isso, fica claro que a pessoa assentada sobre o trono principal não era Jesus. Os que interpretam equivocadamente as expressões "que é, e que era, e que há de vir" (Ap 4:8) e "porque tu criaste todas as coisas" (Ap 4:11) como sendo Jesus, acabam lendo os textos isoladamente, criando uma interpretação errada dos textos bíblicos! Precisamos sempre levar em consideração o contexto antes de tirar qualquer conclusão.
Apocalipse 5:8-10 - "E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra."
Alguns versos anteriores é dito que ninguém foi achado digno de receber e abrir o livro na mão direta do "Deus Todo-Poderoso". Mas nesse momento Jesus entra em cena, e ele é o único achado digno de receber e abrir o livro, por conta de ter sido o Cordeiro de Deus. Todos os 4 seres viventes e os 24 anciões se prostraram diante do Cordeiro em reconhecimento ao seu feito, e todos eles proclamavam um cântico novo, e nesse cântico disseram que pelo Seu sangue comprastes "para Deus" pessoas de todas as tribos, e para o Deus deles foram feitos reis e sacerdotes para reinarem sobre toda a terra!
Esse é o ponto mais importante sobre o tema que estamos estudando nesse capítulo! Todos os seres celestiais fizeram uma clara distinção em quem é o Deus deles. Eles não consideram o Cordeiro como sendo o Seu Deus, mas afirmam que o Cordeiro salvou tais pessoas "para Deus" (e não para ele mesmo!). Eles ainda usam as palavras "para o nosso Deus"! Quem é o Deus deles? É Aquele que está assentado sobre o trono, os quais adoram continuamente!
Apocalipse 5:13,14 - "E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre."
O capítulo 5 se encerra com João ouvindo a voz de "toda criatura" proclamando quem deve receber "ações de graças, e honra, e glória, e poder" "para todo o sempre"! E o que foi que eles proclamaram? Segundo todas as criaturas, quem deve receber as graças, a honra, a glória e o poder? Eles disseram: "Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro"! Sim, amados! Somente os dois são glorificados. O "Senhor Deus Todo-Poderoso" e o "Cordeiro", e segundo suas palavras, receberão "para todo o sempre"! Amém! Após isso, os 24 anciões se prostram e adoram ao que "vive para todo o sempre"! Repare que essa expressão já apareceu na leitura desses capítulos. Ela apareceu em Apocalipse 4:10-11. Nesses versos, os 24 anciões identificaram o que "vive para todo o sempre" como sendo o " Senhor Deus Todo-Poderoso". Isso significa que, em Apocalipse 5:14, ao prostrarem e prestarem adoração, eles não estão fazendo para ambas as pessoas mencionadas, mas a adoração é feita somente para "ao que vive para todo o sempre", ou seja, somente ao "Senhor Deus Todo-Poderoso".
Eles fazem uma clara distinção o que cada um dos dois recebem. Ambos podem receber "graças, e honra, e glória, e poder", mas somente aquele que está sobre o trono principal é quem recebe a adoração! O Cordeiro não recebe adoração, mas recebe o louvor por suas ações. A adoração (no sentido de prestar culto) é algo oferecido somente à um único ser.
Há outras passagens que podemos incluir nesse estudo sobre esse tema e que estão no livro do Apocalipse. Algumas delas são:
Apocalipse 7:11,12 - "E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém."Apocalipse 11:16-17 - "E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste."
Em Apocalipse 7:11-12, é mencionado que todos os anjos que estão ao redor do trono principal no céu, os 24 anciões, e os 4 seres viventes, se prostraram diante do trono com os seus rostos no chão, e adoraram a Deus. Eles também proclamaram "ao nosso Deus"! Novamente reforço as palavras que utilizaram. Eles disseram "ao nosso Deus", e quem é esse que consideram como sendo o "Seu Deus"? É Jesus? É uma trindade? Não! É Aquele que está assentado sobre o trono, o "Senhor Deus Todo-Poderoso"! A respeito desse, disse uma vez Jesus:
João 17:1,3 - "Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora... E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste."
O Senhor Jesus orou uma vez ao Seu Pai quando esteve aqui na terra, dizendo que o seu povo deveriam conhecer somente ao Pai como sendo o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, como sendo o enviado por Ele!
Os seres celestiais reconhecem e adoram somente ao Pai de Jesus como Deus! Jesus, aqui na terra, também ensinou que o Seu povo deveria reconhecer somente o Seu Pai como o único Deus! E você? A quem reconhece como sendo o seu Deus?! É o mesmo dos seres celestiais, sem pecado e que sabem quem é Deus, ou é o deus criado pelas interpretações dos seres humanos, pecadores e que nunca estiveram diante de Sua face?
Que Deus nos abençoe!
Olá. Comecei a ler agora seu blog, então não sei se vc já escreveu sobre o Ap. 21:7. Não é Jesus quem diz isso?
ResponderExcluir